Com fogo se apaga fogo

 Variedades

 

Na música Gineteando o Temporal, interpretada pelo grupo ’Os Monarcas’, de uma chuva de versos impactantes sobre os fenômenos da natureza chama a atenção, trazendo muita beleza para a música. Em um deles, inclusive, canta-se que “Com fogo se apaga fogo, sempre a cabresto do vento”.

 

Falar que “com fogo se apaga fogo”, além do sentido poético, é algo que possui alguns significados bem interessantes na vida das pessoas. Então, vamos ler a seguir quando é que isso acontece!

 

 

O fogo está intenso nesse local...
[Fogo atingindo a floresta. Imagem: skeeze / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Quando a Engenharia e a Arquitetura salvam vidas

 

» Rotas de fuga de incêndio

 

» À lenha ou a gás

 

OS CONFLITOS ARMADOS

 

Com a invenção de armas de pequeno e grande porte, criadas para uso pessoal ou de guerra, duas pessoas ou grupos armados em conflito podem, com uso do fogo, pôr fim aos outros grupos ou pessoas. Esse é um dos clássicos exemplos onde, com fogo dos dois lados, um deles combate o outro.

 

AS QUEIMAS PLANEJADAS PARA EXTINGUIR INCÊNDIOS

 

Em 2019, a TV Globo exibiu o filme “Homens de Coragem”, que conta a história de bombeiros estadunidenses que faleceram nas suas atividades de combate aos incêndios florestais. Nos filmes, por serem obras criativas, pode haver licença poética, mas, nesse caso, esse modo de trabalho é real.

 

Também nesse mesmo ano, houve queimadas recordes no Pantanal. O combate ao fogo causou extensa produção de fumaça, que se espalhou pelo Brasil; queimaduras em animais e morte; perdas econômicas em propriedades rurais, dentre outros problemas. Várias equipes foram mobilizadas para o combate ao fogo que, em algumas frentes, foi feito com fogo.

 

A queima nada mais é do que uma reação química com liberação de energia entre combustível e comburente. Se você eliminar algum desses dois elementos, ela cessará.

 

Quando é usada a técnica de queima controlada (chamada de queima de expansão) pelas brigadas de incêndio, elas vão queimar uma determinada faixa para que, quando o incêndio chegue até aquele ponto, não se alastre a partir daquele limite. Esse é, portanto, um exemplo em que com fogo se apaga fogo.

 

O CONTROLE DO FOGO COM OS ACEIROS

 

Não é apenas com fogo que se apaga o fogo, havendo outras formas interessantes de se fazer esse combate. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, separamos um post onde se fala mais sobre os aceiros:

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Aceiros e o controle de queimadas

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários