Quando a Engenharia e Arquitetura salvam vidas

Variedades


Quando pensamos em salvar vidas, muitas vezes lembramos no trabalho de médicos e enfermeiros, que são nossos grandes heróis da saúde. Além deles, há outras profissões que acabam atuando indiretamente na busca pela vida e saúde, por meio de sua atuação profissional. Dois campos de trabalho de engenheiros civis e arquitetos são fundamentais para salvar vidas, dois quais vamos falar um pouquinho nesse artigo.

https://www.oblogdomestre.com.br/2020/06/PPCI.InspecoesPrediais.OQueSao.Variedades.html
 [Incêndio atingiu uma edificação. Imagem: Pexels/Pixabay]




A PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO


Alguns episódios de grandes incêndios aconteceram nos últimos anos em nosso país, como o incêndio da Boate Kiss e de um prédio abandonado que colapsou em pouco mais de uma hora em São Paulo. Vários motivos podem levar a incêndios, mas há formas de tentar preservar vidas, seja retardando ou eliminando a propagação de fogo, seja permitindo a fuga segura. Também se busca, quando possível, a proteção do patrimônio.

Um dos impactos de incêndios nas pessoas, lembrado por muitas delas, é a possibilidade de queimaduras pelo corpo. Entretanto, grande parte das pessoas que morrem ou conseguem escapar e vem a falecer depois sofre com o incêndio pela inalação de fumaça (com a perigosa combinação de CO e CO2).

Dessa forma, quando profissionais de Engenharia Civil e Arquitetura fazem planos e projetos de prevenção contra incêndio, tem-se claro objetivo de instrumentar as edificações e dar condições de salvar vidas aos ocupantes. Esses planos e projetos envolvem medidas desde equipamentos básicos, como extintores, sinalização e hidrantes, até o treinamento de ocupantes fixos de prédios para saber como usar esses equipamentos e orientar as outras pessoas para escaparem direito.

Não é o desejo das pessoas que ocorram incêndios e situações difíceis deles resultantes, mas é preciso haver preparo para esses momentos. É dolorido perder, por vezes, uma residência que é o maior patrimônio de alguém, mas é muito pior ser a saudade que a família guarda no coração.

VISTORIAS E INSPEÇÕES PREDIAIS


Uma casa ou prédio passam a maior parte do tempo em uso, se comparado o tempo necessário para construir. Durante a utilização, para que a edificação se mantenha estável, sólida e atendendo ao que se propõe, é necessário que se faça manutenções e haja acompanhamento da “saúde” da construção, necessária para a saúde das pessoas, evitando tragédias.

Engenheiros Civis e Arquitetos possuem, dentre outras funções, a de realizar vistorias e inspeções prediais, onde verificam as condições de saúde e segurança e depois prescrevem medidas corretivas. Quando pensamos nesses profissionais, a atuação deles começa pela detecção de focos de infiltrações, o que leva a mofos e bolores e, se esse problema não for contido, pessoas passam por problemas respiratórios. Em casos mais graves, os problemas estruturais levam à perda de vidas pela queda de edifícios, se não forem adequadamente identificados e tratados.

A PERIODICIDADE


Tanto as vistorias prediais como os planos e projetos de prevenção contra incêndio precisam ser realizados com periodicidade. Síndicos e administradores de condomínios precisam estar atentos para evitar sérios riscos à saúde e segurança das pessoas, atentando a prazos legais (quando estabelecidos) ou a sinais (manifestações patológicas) que aparecem nos prédios.  Também é importante verificar quais profissionais atuam nessa área, importante para salvar vidas.


👉 E ainda mais para você: Rotas de fuga de incêndio


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários