Aceiros e o controle de queimadas

Ciência & Saúde


Nos últimos meses ocorreu uma discussão que atravessou as fronteiras brasileiras e se espalhou pelo mundo. As queimadas degradaram violentamente a Floresta Amazônica, e muitos outros locais de nosso país.


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/11/Aceiros.Queimadas.CienciaESaude.html
[Imagem: stevepb/Pixabay]



É cultural o uso do fogo por diversos motivos. Um deles seria de renovação de pastagens por quem não trabalha com cultivo. Outros seriam o desejo de desmatar áreas ou mesmo um intuito criminoso de ver áreas pegando fogo (e que não ocorre apenas no Brasil).

A Embrapa afirma que não cabe mais o uso do fogo em produção sustentável (sem considerar os casos ilegais). O solo queimado se torna mais pobre (em um caso mostrado no Globo Rural, mostrou-se uma fazenda em que a queda de produção de um ano para outro deve chegar a R$ 500.000,00), gera-se poluição, há perdas materiais como redes elétricas e sedes de fazendas, cercas e acidentes em rodovias com a perda da visibilidade. Há ainda a perda de biodiversidade e alterações na dinâmica de ecossistemas.

Existem técnicas modernas de manejo de fazendas que são eficientes e não usam fogo. Elas substituem o uso para controle de pragas na pastagem, limpeza de áreas para plantio, renovação de pasto e mais funções.

E SE O VIZINHO USA FOGO?



https://www.oblogdomestre.com.br/2019/11/Aceiros.Queimadas.CienciaESaude.html
[Aceiro. Imagem: Comprerural]


A opção por técnicas mais modernas para atender às demandas do campo não é feita por todos. Ainda há quem ache que queimar é o melhor. Em algumas Leis de municípios brasileiros, é prevista essa possibilidade em alguns casos.

Como você não pode controlar o fogo que o vizinho fizer, você precisa evitar que ele prejudique sua propriedade, ao menos. Um caminho é se precaver com funcionários que saibam combater o fogo e estrutura para isso, bem como conscientizá-los dos efeitos danosos do fogo.

Outra estratégia consiste em fazer um aceiro. Como o fogo se propaga em matéria orgânica seca (por isso o aumento de queimadas em períodos mais secos), remove-se uma faixa de vegetação em ambos os lados de algo que se queira proteger, como cercas, postes, matas ou rodovias, sendo essa faixa o aceiro.

Quando o período seco começa, remove-se a vegetação de 2 a 4 m ou duas vezes e meia a altura da vegetação próxima. Essa remoção para fazer o aceiro pode ser feita com trator ou máquina agrícola apropriada, quando o solo for estável, ou por trabalho manual.



👉 E ainda mais para você: O controle de pragas em lavouras


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários