Que tal ir para Vacaria?

Viagem

 

Vacaria é conhecida como a "Porteira do Rio Grande", sendo uma das maiores produtoras nacionais de maçã. Além desses dois títulos, existem outros atrativos na primeira cidade gaúcha que se tem acesso ao passar Santa Catarina pela BR-116.

 

Que tal conhecer mais sobre o que visitar nessa linda cidade?

 


A catedral vacariana, de Nossa Senhora da Oliveira
[Um dos pontos marcantes da cidade, a catedral. Imagem: Pampa Hotel / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Que tal ir para Porto Trombetas?

 

» Conheça a Ilha do Bananal

 

» A Igreja Navio de Lages - SC

 

A CATEDRAL E O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA

 

Nossa Senhora da Oliveira é a padroeira municipal, havendo algumas homenagens na igreja, santuário, escola e no hospital do município. A catedral foi concebida para ser um projeto imponente, idealizada pelos frades capuchinhos e projetada por um Engenheiro Alemão em 1907, em estilo gótico. Nada é simples ou mínimo na catedral, cada elemento é cercado de detalhes, e pinturas no teto trazem toda a atmosfera da fé cristã.

 

Vista da entrada principal da Catedral de Vacaria
[Vista interna da catedral. Imagem: Artur Alexandre – Made in Vacaria / Reprodução]

 

Muitos anos após a construção, uma estátua de Nossa Senhora da Oliveira foi inserida no topo da Igreja, sendo removida há alguns anos pelos efeitos de recalque na Igreja. Atualmente, a estátua é venerada ao lado da Igreja, no pátio da mitra diocesana.

 

A imagem da santa no pátio.
[Imagem de Nossa Senhora da Oliveira. Imagem: Mateus Rosa - Repórter Riograndense / Reprodução]

 

Já o Santuário é bem mais recente, sendo mantido pela comunidade e feito no local onde a santa teria sido encontrada, em seu primeiro milagre na cidade - encontrada por um fazendeiro em 1750, quando queimava o campo, onde o fogo não conseguira atingir. O local já passou por uma restauração de entorno e melhorias arquitetônicas, havendo celebrações católicas e orações.

 

Vista interna do santuário, em celebração
[Santuário de Nossa Senhora da Oliveira. Imagem: Artur Alexandre – Made in Vacaria / Reprodução]

 

A CASA DO POVO E A BIBLIOTECA THEOBALDO PAIM BORGES

 

A Casa do Povo é um imponente centro de eventos projetado por Oscar Niemeyer. Ele traz as formas características dos projetos do arquiteto, com elementos curvos e muito branco. Os brises em concreto armado nas janelas receberam nova cor, em relação à concepção original, não sendo mais laranjas, mas em tom marrom.

 

Vista noturna da Casa do Povo
[Casa do Povo, Vacaria – RS/ Foto: Afrânio Scolaro/Divulgação, Prefeitura de Vacaria]

 

Houve uma interrupção de uso da Casa do Povo, sendo reaberta à visitação mais tarde. Atualmente, abriga também a Biblioteca Pública Municipal Theobaldo Paim Borges, com doze mil livros, e a comunidade local espera, futuramente, abrigar o museu municipal neste espaço.

 

A VINÍCOLA CAMPESTRE

 

A Vinícola Campestre decidiu ampliar suas áreas de atuação além de seu município de origem (Campestre da Serra - RS) e, com isso, adquiriu um edifício historicamente conhecido por ser o Frigorífico Vacariense (Friva) no passado. Após remodelar o local e qualificar o espaço, hoje aceita visitantes que gostem de enoturismo.

 

O chafariz e o açude em frente à vinícola
[Vista da Vinícola. Imagem: Vinícola Campestre / Reprodução]

 

Existem atrações como a visita à cantina e às vinhas, o chafariz em formato de garrafa de espumante, uma pequena capela, e, futuramente, a vinícola pretende construir um pequeno hotel. Preços e horários dependem das opções de visita que forem escolhidas.

 

SPACCIO RAR®

 

O famoso empreendedor Randon, que trouxe vacas da Itália, de avião, e chegou a ser reportagem do Globo Rural, deixou um legado na cidade. Ele expandiu a atuação de sua empresa de maçãs, quando em vida, para a produção de queijos, vinhos, fiambres e azeites, comercializando esses produtos Brasil afora, e em uma loja especializada, às margens da BR-116.

 

Vista da primeira loja RAR
[Vista da loja. Imagem: RAR / Reprodução]

 

O PARQUE DE RODEIOS NICANOR KRAMER DA LUZ

 

O maior rodeio gaúcho é realizado bianualmente no Parque de Rodeios Nicanor Kramer da Luz. Ano após ano, a infraestrutura do parque vai sendo desenvolvida, com melhorias como cobertura das canchas da campeira, dentre outras. Ao longo do ano, o parque é aberto para caminhadas, e na semana Farroupilha, para acampamentos.

 

Danças sendo apresentadas por invernadas no rodeio
[Concha acústica do parque. Imagem: Tua Rádio / Reprodução]

 

A PRAÇA DALTRO FILHO

 

A Praça Daltro Filho une tradição e modernidade. Você vai encontrar aquele famoso cartão postal "Eu Vacaria" para fotos, selfies, stories e tudo o que há direito.

 

Sobre a calçada da praça, uma rosa-dos-ventos orienta o visitante, e, perto dali, um termômetro também pode ser atrativo especial, ainda mais quando neva na cidade.

 

Neve na praça Daltro Filho, em Vacaria
[A praça coberta de neve. Imagem: GaúchaZH / Reprodução]

 

HOTÉIS-FAZENDA

 

Para quem gosta de campo e curtir a natureza, a cidade possui algumas pousadas e hotéis-fazenda, com campo, rios, espaços para acampar e churrasquear.

 

O AEROPORTO DE VACARIA

 

Vacaria teve a primeira rodoviária nacional e, mais recentemente, avançou com o surgimento de linhas regionais de avião. Há voos regulares no aeroporto, com acesso pela rodovia BR-285, mantidos pela empresa Azul. Passado o aeroporto, é possível ser conduzido por motoristas de aplicativos das empresas Garupa e Guri.

 

FAZENDA DO SOCORRO

 

A Fazenda do Socorro é um destino turístico e histórico muito importante, tendo arquitetura preservada, vários itens históricos expostos, e até uma pequena capela. Eventos podem ser realizados mediante locação, ou a visitação pode ocorrer, com agendamento.

 

Anualmente, a cidade promove passeios de Maria-Fumaça, utilizando-se da rede ferroviária, com destino final sendo a Fazenda do Socorro. É uma volta ao passado do começo ao fim.

 

Fazenda do Socorro durante evento musical gaúcho.
[Vista da Fazenda. Imagem: Maicon Maciel – g1 / Reprodução]

 

 

PORTAL DA CIDADE

 

O portal da cidade foi concebido para trazer vários pontos da história e da cultura local. Ele é particularmente bonito, mas sua real beleza se revela à noite, pois a luz realça cada traço dos painéis.

 

Vista diurna do Portal
[O portal da cidade. Imagem: Turismo Vacaria / Reprodução]

 

NÃO POR ACASO, LONDRINA

 

Também na região Sul, Londrina é uma famosa cidade paranaense. Não é à toa que possui esse nome, como você consegue conferir, dentre outras curiosidades, na sugestão de post da linha azul 👇🏻:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Que tal ir para Londrina?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários