Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (19)

Há gostos bem variados...

Eclético: aquela pessoa que não é se restringe a apenas um tipo de coisa, buscando novos gostos, novas experiências, novos amigos... O eclético é o famoso meio-termo, em alguns casos, que consegue fazer a ponte entre um extremo e outro. Outra ideia existente é a de que ecletismo é unir partes interessantes de diferentes teorias e convergi-las em uma opinião própria, pessoal, desde que não conflitante. O termo ‘Eclético’ também é nome da mais nova canção do cantor Tiago Abravanel.

Biscoito: Muito comum em cafés-da-manhã, lanches e chás-de-tarde, um biscoito sempre cai muito bem. Para agradar a todos os gostos (ou ao gosto de um paladar eclético), há sabores doces e salgados, com recheios variados, formatos e tamanhos. Podem ser de aspecto mais firme ou mesmo folhados. Além disso, biscoito também é o nome dado à porção das peças cerâmicas de revestimentos (pisos e azulejos) recoberta por uma fina camada vítrea. É nesta região, cujas ranhuras (porção de tardoz) ficam em contato com a argamassa colante e são fixadas às paredes ou pisos.

Catacrese: é o nome dado a uma figura de linguagem em que, justamente, não há outro nome que bem caracterize determinado objeto, ou que não seja usual. Quando falamos do braço da cadeira, da manga da camisa, da perna da calça, da batata da perna, entre muitos outros exemplos, estamos usando esta figura de linguagem.

Modelagem de Informação da Construção (BIM): é uma metodologia diferente de projeto. O termo é a tradução para ‘Building Information Modeling’, que consiste em, ao invés de simplificar um projeto (eletricidade, instalações hidrossanitárias, estrutura, arquitetônico, etc.) em vistas e plantas, se realiza um modelo virtual da construção, dentro de um contexto espacial,  e, tanto plantas como cortes, quantitativos, elevações, etc. são apenas subprodutos facilmente obtidos por uma plataforma BIM. Erros e reprojetos por conta destes são reduzidos drasticamente por conta dessa novo método de projetar.

Anamnese: a etimologia da palavra traz ao radical memória, sendo esta feita sempre nas consultas médicas, sendo, se bem conduzida, um dos caminhos mais adequados para o diagnóstico mais adequado. Na clínica médica, existem diferentes passos, compondo todo um ‘ritual’ para uma melhor obtenção das informações do paciente.







Þ GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários