Que tal ir para a ilha do Bananal?

 Viagem

 

No Brasil, existem alguns arquipélagos ao longo do Oceano Atlântico, como Fernando de Noronha ou Trindade e Martim Vaz, mas não é apenas neles que encontramos ilhas no Brasil. A ilha do Bananal fica em continente, e é delimitada por rios, sendo um paraíso natural em Tocantins. Quer saber mais o que encontrar por lá?

 

 

Água é um elemento sempre lembrado na Ilha do Bananal
[As belas águas da Ilha do Bananal. Imagem: iGUi Ecologia / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Os arquipélagos do Brasil e o fuso próprio

 

» O que ver em Brasília?

 

» Um destino na tríplice fronteira: Foz do Iguaçu

 

 

ENTENDENDO O QUE É A ILHA

 

Dois rios delimitam a ilha do Bananal: Javaé(s) e Araguaia. Há muitos peixes e uma fauna muito rica. Parte do território é composta por reservas indígenas (Parque Nacional do Araguaia), e com autorização da Funai, é possível visitar uma aldeia com indígenas não isolados (que já viram outras pessoas de fora). Para se ter uma ideia do tamanho da ilha: é a maior do mundo entre as fluviais!

 

Na divisa de estados e no braço menor vemos a Ilha do Bananal, com o Parque Nacional do Araguaia destacado
[Mapa da região. Imagem: Dicionário Ilustrado Tupi Guarani / Reprodução]

 

Conhecer o local e entender sua beleza também devem ser motivos para lutar por sua preservação. Segundo artigo da organização sem fins lucrativos Arayara, a dinâmica de redução de matas ciliares e derivação de águas do rio para irrigação estão afetando um dos rios que delimitam a ilha, merecendo atenção, com esforços concretos. A perda de um rio faria com que, teoricamente, deixasse de ser uma “ilha”, apesar da consolidação do nome.

 

LAGOA DA CONFUSÃO

 

As belas águas da Lagoa da Confusão
[Que bela lagoa! Imagem: Governo do Tocantins / Reprodução]

 

A Lagoa da Confusão é um município com grandes atrativos turísticos. Sem muita confusão, o atrativo turístico de maior destaque é uma lagoa de lindas águas, com atrações de passeios de barco e pesca esportiva. A gastronomia local destaca que você pode encontrar muitos pratos com peixe. No período de junho a setembro, que corresponde ao inverno e primavera brasileiros¹, tem-se clima mais quente na região, o que torna uma época muito boa para conhecer.

 

GURUPI

 

As estátuas com as mãos representam a amizade. É com esse sentimento de hospitalidade, representado neste monumento, que as pessoas de Gurupi desejam receber a todos.

 

Lindo monumento em Gurupi-TO
[Monumento que celebra a amizade. Imagem: Governo do Tocantins / Reprodução]

 

Gurupi, emancipada desde 1958, fica a 230 km da capital tocantinense e é a terceira maior cidade do estado. Historicamente, ganhou muito destaque com a construção de Brasília, ainda quando Tocantins fazia parte de Goiás. Seu nome tem origem indígena e quer dizer diamante puro.

 

Um dos maiores eventos de Gurupi é a ExpoGurupi. Esse evento é destinado ao ramo agropecuário, e é costumeiramente realizado na primeira metade do ano.

 

PEIXE

 

Grande movimento de pessoas em Peixe-TO
[A beleza de Peixe-TO. Imagem: Governo do Tocantins / Reprodução]

 

 

As praias também são um destaque desse município. O nome veio de uma lenda: depois de uma inundação, com a baixa das águas, viu-se um peixe muito grande encalhado, lembrado por todos. Diferentemente de Gurupi, é um local pequeno, ideal para quem gosta de descansar na calmaria, não dar aquela descansada cansando (aí é de cada perfil).

 

Quem já foi a esse destino não recomenda ir de novembro a março, ou seja, em torno do verão. Esse período é mais chuvoso e permite que se aproveite menos, já que é um local para curtir uma praia.

 

OUTRO CANTINHO ESPECIAL DO NOSSO PAÍS

 

Trancoso é outro maravilhoso destino que agrada os turistas de todo o país. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode conhecer alguns atrativos locais desse distrito:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Que tal ir para Trancoso?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

 

1. O governo estadual fala que nessa época é verão, mas não existem apenas duas estações ou recebem nomes de acordo com o local: estações são fenômenos da translação da Terra. Optamos pelos nomes oficiais, e não por coloquiais.

Postar um comentário

0 Comentários