Os tipos de interseções

Curiosidades


Você já deve ter visto diferentes interseções, seja quando estava dirigindo, seja quando anda caminhando por aí. Cada uma delas desempenha bem o papel de dar fluidez ao trânsito em determinado local, de acordo com o tráfego.

Há quem chame toda interseção de esquina ou de trevo, mas não são bem esses os nomes corretos na maioria dos casos. Vamos apresentar algumas características e tipos de interseções nos itens a seguir, baseando-nos nos manuais do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

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[Imagem: BerckenGroep/Pixabay]



EM NÍVEL OU EM DESNÍVEL?


Em uma interseção, une-se naquele ponto as duas vias (principal e secundária). Essa união pode ocorrer em um mesmo nível ou em níveis diferentes.

PASSAGEM SUPERIOR E INFERIOR


A gente chama de passagem superior ou inferior quando existe a interseção física (as duas vias passam pelo mesmo local), mas nenhuma delas troca fluxos de veículos.

A superior é quando a rodovia principal passa sobre a secundária. Já a inferior ocorre quando a rodovia principal passa abaixo da outra.

INTERSEÇÃO MÍNIMA



É a famosa esquina de rua de bairro ou de estrada. Não possui nenhuma estrutura especial para melhorar o tráfego, pois ele é pequeno.


GOTA



Movimentos à direita são facilitados com canalizações (que são faixas que direcionam o tráfego para um dado movimento). A conversão à esquerda é tradicional.

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[Imagem: DNIT]


CANALIZADA



Possui diferentes canalizações que favorecem os movimentos desejados pelos motoristas naquele local.

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[Imagem: DNIT]


ROTATÓRIA CHEIA


Nessa solução, importante para interseções com quatro ou mais ramos, os veículos circulam em sentido anti-horário em torno de uma ilha central. Esse é um modelo comum em todo o país, com a preferência do veículo que já estiver na rotatória. Se a ilha central for bem dimensionada, oferece mais segurança pela deflexão do fluxo de veículos e consequente diminuição de velocidade.

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[Imagem: Condutor Inteligente]


ROTATÓRIA VAZADA



Difere da cheia por a rodovia principal interromper a ilha central. Nela, perde-se o efeito de redução de velocidade provocado pela deflexão do tráfego que nela chega.

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[Imagem: DNIT]


TROMBETA



Interseção em desnível onde um sentido da rodovia principal se une à secundária por canalizações e a secundária começa/termina por um loop. Esse modelo pode ser visto na união entre BR-101 e BR-282 em São José-SC, em direção à capital Florianópolis-SC

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[Imagem: Google Maps]


DIAMANTE



É uma interseção em desnível clássica das grandes cidades. Uma rodovia passa por baixo do viaduto e se liga com a outra por faixas à direita antes e após o cruzamento.

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[Imagem: DNIT]


TREVO



A interseção "trevo" possui uma das geometrias mais espetaculares dentre todas, mas é injustiçada por ser confundida com outros tipos que foram listados. Uma rotatória, por exemplo, não é um trevo.

Trevo é uma interseção que você olha de cima e enxerga, adivinhe... um trevo. Há quatro loops que começam com conversões à direita e levam à esquerda de uma rodovia para a outra e canalizações normais nos movimentos à direita. Podem existir trevos incompletos com menos do que quatro loops.

Um exemplo brasileiro de trevo é o Trevo do Jaraguá, no complexo Anhanguera. Veja a foto na imagem a seguir:

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[Imagem: Canhedo Beppu]


DIRECIONAL



Possui ramos direcionais que levam aos movimentos de conversão à esquerda.  Esses ramos são em desnível.

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[Imagem: DNIT]

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