A importância de usar o pisca

Variedades


As setas indicativas ou piscas são lâmpadas presentes na frente e traseira dos veículos (principalmente) a fim de sinalizar as intenções do motorista, tanto para os outros motoristas, como aos pedestres. Não utilizar pode levar a acidentes ou ainda à multa de R$ 195,23 por infração grave.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/09/Pisca.OndeEPorqueUsar.Variedades.html
[Detalhe da lanterna traseira de esportivo. Imagem: Canal da Peça]



Quem deixa de usar?


Por mais que seja importante e bem ensinado nas autoescolas, muitos motoristas:

- Usam o pisca apenas quando acham "necessário" ou
- Nunca usam, pois "ninguém respeita mesmo".

Aqueles motoristas que usam pisca quando acham "necessário" tendem a negligenciar até quando seria, porque o tempo de decisão no trânsito é curto e ninguém faz um rapidíssimo raciocínio a cada esquina dos tipos aqui-eu-preciso e aqui-eu-não-preciso. Por isso, deve-se usar sempre, a sociedade precisa cultivar essa lógica, para o outro saber o que você quer. Pedestres também devem acenar para mostrar que querem passar.

Os que nunca usam são um caso a ser estudado. Regras de trânsito existem até porque são de nossa cultura. Talvez devessem morar em um daqueles países como o Egito, onde todo o mundo se entende sem sinalização. Caso contrário, devem seguir o CTB e mudar sua postura.

Onde usar?


Usa-se piscas cada vez que houver a necessidade de definir ao menos uma entre duas direções possíveis. O caso clássico é ao dobrar/convergir para a direita ou para a esquerda. Deve-se usar o pisca e, ao dobrar para a esquerda ainda lembrar de fazer o movimento em esquadro.

Um outro movimento para pisca é a troca de faixa numa mesma pista, para ultrapassagem ou não. Ou, em situação de rotatória, para ir sinalizando entre as duas opções possíveis a cada trecho.

Nas situações de estacionamento, também é preciso sinalizar, a fim não só de indicar a intenção, mas de fazer o outro aguardar. Isso ocorre principalmente na entrada de ré na vaga, onde é necessário ao carro logo atrás dar espaço para o outro manobrar.

Uma última situação é em condição de emergência ou redução mais brusca de velocidade por parada na pista, em função de obras ou congestionamentos. Nesse caso, todos os piscas devem ser ligados, por meio do botão de pisca-alerta (triângulo vermelho).

Posição nos veículos


Os piscas estão junto aos faróis, nos retrovisores e nas lanternas traseiras, ou ainda em algum outro local específico. Deve-se verificar se estão em dia (não queimados), havendo veículos que avisam no painel em caso de problema.

Por conta de design, os veículos vêm apresentando apenas a lâmpada de pisca em laranja. Outros ainda têm o inconveniente de inseri-la próximo à grade, mais para o centro. Isso pode ser bonito, mas dificulta a visualização pelo pedestre, o que precisaria ser repensado nos veículos mais novos.

Ainda há os casos em que os proprietários de veículos fazem o escurecimento de faróis ou alguma troca de cor. A mudança de iluminação de acender e apagar é importante para sinalizar e ajuda, mas a cor laranja é fundamental por ser uma das de resposta mais rápida no ser humano, não sendo recomendável mudar isso.

Por fim...


Pisca não é opcional, é item de segurança e regra em todas as conversões e sinalizações de intenção. Não somos capazes de adivinhar o que os outros estão pensando, como fazia a bruxinha da novela. Desse modo, se você disser o que quer fazer usando a seta, os outros poderão agir de maneira mais acertada, esperando ou indo em frente, evitando um possível acidente.






GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários