Qual a diferença entre Anel e Contorno Rodoviário?

Variedades


Em muitas obras ao longo do país, o termo Anel Viário ou Anel Rodoviário é usado de maneira equivocada. Poderia ser algo que dificultasse a compreensão usar um termo técnico, como ocorre em alguns casos, mas não o é: é até mais fácil entender a diferença entre anéis e contornos rodoviários seguindo o nome de cada um. 

Anel Viário Contorno Rodoviário
[Imagem: Correio de Uberlândia]


Ambos se tratam de rodovias de desvio, criadas para resolver o problema das travessias urbanas, que são trechos de rodovias federais passantes pelo perímetro urbano. São soluções para o tráfego de passagem, sendo efetivas ao longo prazo apenas com políticas rígidas de uso e ocupação do entorno da nova rodovia, dado que há um potencial de ocupação da faixa de domínio com transferência dos negócios que venham a se sentir prejudicados.

Pense em um anel: um objeto circular e fechado. Agora pense em um poste em sua frente, tendo de contorná-lo. Seguindo estes raciocínios, pela nomenclatura do DNIT, anel rodoviário é uma rodovia desviando o tráfego de passagem e unido duas ou mais rodovias federais, circundando todo o perímetro urbano. Contorno rodoviário, por sua vez, desvia o tráfego de um ponto a outro na mesma rodovia federal ou entre duas, sem envolver todo o perímetro urbano.

Após a construção de um anel ou contorno, a travessia urbana é entregue ao estado ou município. Assim, poderá receber o tratamento adequado como via local, conforme a função que vinha possuindo até então.

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