Função Recíproca


A chamada Função recíproca é a função da forma f(x) = 1/x, ou seja, o produto xy=1 e x é não nulo porque não está definida a divisão por zero e y também é não nulo pois não há número que multiplicado por zero resulte em um. Desta forma, o gráfico resulta em uma hipérbole  e os eixos coordenados são as assíntotas das curvas (retas que delimitam curvas, sem interceptá-las, pois, como vimos, tanto x quanto y não podem ser iguais a zero).




Gerador de Gráficos do Google.



Apesar de o gráfico aparentar intersecção das curvas da hipérbole com os eixos, através do conhecimento das condições de existência do domínio e da imagem sabemos que realmente as aparências enganam, até mesmo em matemática. Os valores de y, à medida que x cresce tendem à zero, mas não se igualam. Portanto, x e y são inversamente proporcionais (quando o valor de uma variável cresce, a outra diminui).
O Domínio desta função é dado por todos os reais exceto zero. O mesmo vale para o conjunto Imagem.
Em Física e Química, a curva descrita no primeiro quadrante está relacionada com a Lei de Boyle (V=C/P, em que V= volume, C= constante e P = pressão).  
             

Veja também: (Mensagens e poesias) Olá, mãe

Postar um comentário

1 Comentários

  1. É interessante lembrar que esta é a derivada do logarítmo natural de | x |.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!