OMO e a mãe-coruja


Curiosidades


O detergente em pó OMO (conhecido popularmente como sabão em pó) é uma das marcas mais fortes em nosso país quando lembramos de lavagem de roupas. Diferentemente de outras marcas da própria Unilever, o nome do produto nunca mudou, mas se perdeu, com o passar dos anos, a ideia de que OMO seria uma sigla.


O COMEÇO DE OMO LÁ NA INGLATERRA


A Lever Brothers (atual Unilever) registrou a marca já em 1908. OMO era a sigla para Old Mothers Owl, ou velhas mães-coruja, e o detergente em pó, que corresponde ao produto que conhecemos só veio em 1954. Ao observarmos a marca original, era feita a própria associação à coruja com os olhos sendo a letra O e o bico sendo o centro da letra M.

https://www.oblogdomestre.com.br/2020/06/OMOMaeCoruja.historia.Curiosidades.html
[Imagem: Circulando pelas Redes Sociais]


O COMEÇO DE OMO NO BRASIL

Somente em 1957 é que OMO passou a ser comercializado no Brasil. Ao contrário do sucesso que faz hoje, como marca e produto, houve todo um processo para comercializar o produto e torná-lo popular, parte devido às características culturais (a crença de que lavar à mão, com sabão em barra, limpava melhor), parte pela própria falta de máquinas de lavar roupas nas casas.

Quando chegou ao Brasil, OMO já era apenas OMO. As corujas e o significado da sigla nunca foram estampados nas embalagens vendidas no Brasil, segundo a própria Unilever.

A VERSÃO ATUAL E OS NOVOS VALORES


 
https://www.oblogdomestre.com.br/2020/06/OMOMaeCoruja.historia.Curiosidades.html
[Atual caixa e logotipo de OMO, na nova versão, com logo flat. Imagem: Extra]


Ao pensar na velha mãe coruja, vemos a ideia de pensar no zelo, cuidado e capricho das mães. Na época do lançamento do produto, ainda havia a cultura de considerar afazeres domésticos uma exclusividade feminina, o que também fecharia com a marca.

As marcas e a sociedade evoluem. Aquele conceito de vida familiar seguiu aparecendo associado a OMO, mas de formas diferentes. Surgiram campanhas como as que mencionavam brincadeiras de crianças e facilidade de limpeza das roupas depois, ou a mais recente mudança estética e de nomes dos produtos da linha OMO, onde pessoas de todas as classes, cores de pele, sexos e muito mais participam da propaganda, pois o produto seria útil a todos.


👉 E ainda mais para você: Veja o novo logotipo da Volkswagen!


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários