Carros
Todas as marcas passam por
mudanças ao longo do tempo, sendo parte de um processo de renovação,
transmissão de modernidade e outros valores que se pretende passar. Mesmo as
marcas com muitos anos de história já o fizeram e, no caso da Volkswagen, é a décima-primeira
mudança. Que tal saber mais sobre o que mudou? Então continue lendo essa postagem.
[Antigo logotipo da Volks. Imagem: Volkswagen do Brasil/Reprodução] |
COMO SEMPRE FOI
O conceito da marca da
Volkswagen sempre envolveu as letras V e W, dispostas uma sobre a outra. Ao
longo das mudanças da marca, a proporção e os efeitos de cor foram mudando e,
da primeira versão para as outras, perdeu-se um desenho de engrenagem ao redor
dessas letras, o que tornaria muito complexas.
Na década de 2000 a 2010,
as marcas ainda possuíam efeitos de sombra e gradação, efeitos os quais foram
começando a ser abandonados em prol do chamado flat design. Logotipos,
programas de computador e muitos outros elementos gráficos foram perdendo
detalhes. Na Volkswagen, esse movimento não ocorreu naquela época quanto à
marca, mas em outros materiais como impressos e propaganda, pois esses têm
alteração mais simples e rápida. A mudança da marca veio de 2019 a 2020 e
seguirá pelos próximos meses.
COMO SERÁ
A transformação de uma
marca envolve custos e uma estratégia de identidade. Nessa transformação, não
houve apenas a ideia de partir para o flat design, mas pensar nas novas
formas de energia e veículos mais modernos, principalmente os elétricos (eles
já existiam, mas só vão ganhar escala e melhorias de verdade daqui para o
futuro).
Além das cores, outros dois
pontos chamam a atenção: depois de anos, decidiu-se desconectar o “W” do
círculo na parte de baixo. É possível que pela perda de espessura, alguma parte
ficasse desproporcional se fosse mantida a característica anterior. Veja a
ilustração abaixo:
[Apresentação do novo logotipo e características em inglês: redução ao essencial, fácil de usar, contrastante e limpo. Imagem: Volkswagen/Reprodução] |
À medida que novos modelos
surjam, ou ocorram facelifts, devem vir com o novo logotipo. Para
implantar o logotipo no carro e ele ficar fiel, a forma de fazê-lo também
precisará mudar. Como são cores maciças, não se pode mais fazer logotipos
curvos em materiais brilhantes, com aspecto cromado, mas em materiais maciços
ou, em modelos elétricos, pretende-se a aplicação de fundo com iluminação.
Portais especializados
apontam o Nivus como sendo o primeiro modelo que irá receber o novo logo.
Confira algumas fotos abaixo do logotipo aplicado em protótipos:
[Volante novo. Imagem: AutoEsporte] |
[Traseira dos novos VWs. Imagem: AutoEsporte] |
Não foram divulgadas ainda
fotos de caminhões com o novo logotipo. Além dos carros, as quatro fábricas
brasileiras e as concessionárias deverão receber atualizações de design. Além
do logotipo, nova paleta de cores e layout devem ser estabelecidos.
□
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!