VW decidiu modernizar sua marca e conceito

por - quinta-feira, maio 14, 2020

Carros


Todas as marcas passam por mudanças ao longo do tempo, sendo parte de um processo de renovação, transmissão de modernidade e outros valores que se pretende passar. Mesmo as marcas com muitos anos de história já o fizeram e, no caso da Volkswagen, é a décima-primeira mudança. Que tal saber mais sobre o que mudou? Então continue lendo essa postagem.

[Antigo logotipo da Volks. Imagem: Volkswagen do Brasil/Reprodução]




COMO SEMPRE FOI


O conceito da marca da Volkswagen sempre envolveu as letras V e W, dispostas uma sobre a outra. Ao longo das mudanças da marca, a proporção e os efeitos de cor foram mudando e, da primeira versão para as outras, perdeu-se um desenho de engrenagem ao redor dessas letras, o que tornaria muito complexas.

Na década de 2000 a 2010, as marcas ainda possuíam efeitos de sombra e gradação, efeitos os quais foram começando a ser abandonados em prol do chamado flat design. Logotipos, programas de computador e muitos outros elementos gráficos foram perdendo detalhes. Na Volkswagen, esse movimento não ocorreu naquela época quanto à marca, mas em outros materiais como impressos e propaganda, pois esses têm alteração mais simples e rápida. A mudança da marca veio de 2019 a 2020 e seguirá pelos próximos meses.

COMO SERÁ


A transformação de uma marca envolve custos e uma estratégia de identidade. Nessa transformação, não houve apenas a ideia de partir para o flat design, mas pensar nas novas formas de energia e veículos mais modernos, principalmente os elétricos (eles já existiam, mas só vão ganhar escala e melhorias de verdade daqui para o futuro).

Além das cores, outros dois pontos chamam a atenção: depois de anos, decidiu-se desconectar o “W” do círculo na parte de baixo. É possível que pela perda de espessura, alguma parte ficasse desproporcional se fosse mantida a característica anterior. Veja a ilustração abaixo:

[Apresentação do novo logotipo e características em inglês: redução ao essencial, fácil de usar, contrastante e limpo. Imagem: Volkswagen/Reprodução]



À medida que novos modelos surjam, ou ocorram facelifts, devem vir com o novo logotipo. Para implantar o logotipo no carro e ele ficar fiel, a forma de fazê-lo também precisará mudar. Como são cores maciças, não se pode mais fazer logotipos curvos em materiais brilhantes, com aspecto cromado, mas em materiais maciços ou, em modelos elétricos, pretende-se a aplicação de fundo com iluminação.

Portais especializados apontam o Nivus como sendo o primeiro modelo que irá receber o novo logo. Confira algumas fotos abaixo do logotipo aplicado em protótipos:

[Volante novo. Imagem: AutoEsporte]

[Traseira dos novos VWs. Imagem: AutoEsporte]



Não foram divulgadas ainda fotos de caminhões com o novo logotipo. Além dos carros, as quatro fábricas brasileiras e as concessionárias deverão receber atualizações de design. Além do logotipo, nova paleta de cores e layout devem ser estabelecidos.


👉 E ainda mais para você: 111 anos do primeiro carro popular


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

#PartiuLer Mais essas sugestões de posts!

0 comentários

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!