111 anos do primeiro carro popular

História


Hoje, em 2019 e no Brasil, vivemos em um momento em que grande parte das famílias possui um ou até mais do que um veículo de passeio. As transformações na indústria fizeram com que os carros se popularizassem, história que começou lá atrás, há cento e onze anos, com o Modelo T.


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/12/ModeloT.Ford.Historia.Carros.html
[Imagem: Ford]



Henry Ford apresentou oficialmente seu produto em outubro de 1908. Naquela época, os carros eram vistos como um artigo de luxo nos Estados Unidos, país este com menos do que trinta mil quilômetros de rodovias, sendo o restante estradas.

Os veículos anteriores eram com produção artesanal, o que aumentava muito o custo. A produção em série do modelo T começou em 1913, a um preço de venda de US$ 850,00. Melhorias foram introduzidas, o que levou à queda de preço para US$ 290,00 no ano de 1927, quando encerrou sua produção.

E quem pensa que o Modelo T foi exclusividade estadunidense, é aí que se engana! Em 1919, a Ford foi a primeira indústria automobilística a se instalar no Brasil, produzindo o Modelo T e uma linha de caminhões (hoje não mais produzidos e vendidos pela marca em nosso país, que passou a se dedicar apenas a veículos menores).

Tamanhos foram os feitos do Modelo T que, no ano de 1920, mais da metade dos automóveis no mundo eram deste modelo. Até 1927, foram mais de quinze milhões comercializados.

Mesmo muito tempo depois do encerramento da produção, o Modelo T seguiu repercutindo e fazendo história. Segundo a Ford, no ano 2000, a empresa foi premiada com o "Carro do século" pela Global Automotive Elections Foundation, em um júri de cento e trinta e dois jornalistas de trinta e três países.

Hoje pensamos em transporte coletivo e outras soluções mais expressivas em veículos para resolver os desafios do transporte, mas foi significativo o avanço em unir pontos distintos com um carro popular. Outro avanço, tanto que se enumera princípios chamados de fordismo (veja mais nos posts sugeridos), está na produção em formato industrial, que reduz variabilidades e melhora os preços finais ao consumidor. O Modelo T marcou época!


👉 E ainda mais para você: A Ford chegou a relançar a série F no Brasil


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários