Caso Watergate


História


O Caso Watergate foi um escândalo político que aconteceu na década de 70 no escritório do Partido Democrata norte-americano em Washington, no conjunto de edifícios Watergate, que, após as investigações, acabou com a renúncia do presidente dos Estados Unidos - na época Richard Nixon - que era do Partido Republicano.


[Imagem: Mundo em Pauta]



Em 18 de junho de 1972, o jornal Washington Post publicou na primeira página dessa edição sobre o assalto à sede do Partido Democrata, que acontecera no dia anterior. Durante as investigações, cinco pessoas foram detidas por tentar fotografar e colocar aparelhos de escuta no escritório do Partido Democrata.

Bob Woodward e Carl Bernstein foram os repórteres que acompanharam as investigações do caso Watergate. Eles chegaram à ligação entre a Casa Branca com o assalto acontecido no edifício Watergate por meio de um contato conhecido como ‘Garganta Profunda’, o qual revelou que Richard Nixon sabia do esquema.

Em 9 de agosto de 1974, quando já havia provas suficientes sobre o envolvimento de Nixon com a espionagem, o mesmo renunciou à presidência do Estados Unidos.  Com isso, o vice Gerald Ford assumiu o governo e retirou as responsabilidades legais do caso de seu antecessor.

Por anos a identidade do ‘Garganta Profunda’ foi mantida em segredo. Em 31 de maio de 2005,  foi revelado que o ex-vice-presidente do FBI, Mark Felt, era o ‘Garganta Profunda’, com confirmação pelos próprios Bob Woodward e Carl Bernstein.

O Caso Watergate mostrou que o trabalho do jornalismo investigativo é minucioso. Era preciso ser feito em sigilo para não prejudicar o trabalho do jornalista, principalmente por sua extensão, já que envolveu o presidente dos Estados Unidos. Os jornalistas esperaram o momento certo para divulgar os resultados das investigações no Washington Post, sempre apurando e preservando as fontes de informações.

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia do blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


👉 E ainda mais para você: O que fez Paulo Freire?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários