Curiosidades
As lojas de conveniência, assim como outros
formatos consagrados do varejo (como os supermercados), foram criadas nos
Estados Unidos da América, na Califórnia. A primeira delas foi anexa a uma fábrica,
tendo bastante aceitação das vizinhanças. A ampm®, por sua vez,
surgiu em 1978 nos EUA e está no Brasil desde 1993, segundo o Jornal Folha de
São Paulo.
[Logotipo antigo ampm® em loja estadunidense. Imagem: ampm®] |
Nos EUA, as lojas de conveniência ampm® fazem parte dos postos de combustível
da rede ARCO. Elas tinham o objetivo de diversificar a gama de produtos
oferecidos por postos de gasolina e ampliar o faturamento. Em via de mão-dupla,
um consumidor de combustível poderia comprar um lanche ou algum petisco para a
viagem, ou vir fazer compras na loja e abastecer.
[Loja ampm® em posto ARCO. Imagem: ARCO] |
O modelo deu certo e
rendeu frutos. A marca ampm® se consagrou
e passou a ser estruturada no modelo de franquias também, espalhando-se por
outros países americanos. No Brasil, a marca surgiu como franquia administrada
pela distribuidora de combustíveis Atlantic. Com a venda de suas operações para
a Ipiranga, que mais tarde adquiriu outras redes como a Texaco no Brasil, a ampm®
passou a ser sinônimo de Posto Ipiranga (quem olhar a foto acima poderá até
estranhar) e chegou a superar a casa de duas mil unidades em nosso país.
[Loja ampm® em posto Ipiranga. Imagem: Folha de São Paulo] |
Nos últimos tempos,
em alguns locais em que foram implantadas, as lojas de conveniência vêm
superando o movimento do próprio posto de gasolina, atraindo mais da metade de
todos os clientes. Isso se deve ao crescimento no Brasil de formatos como as
lojas de vizinhança, com maior comodidade nas compras do que outros modelos de
grande porte, como os hipermercados. Outro fator interessante está no horário
de atendimento: enquanto o comércio local de grandes cidades possui horário estendido,
em função do trânsito e outras perdas, o varejo de cidades menores atende em
horários mais restritos, inclusive fechando em finais de semana e feriados, o
que conta pontos na compra nas lojas de conveniência.
O franqueado tem opções
diversas de modelo do negócio. As mais modernas lojas ampm®, seguindo a tendência dessas lojas de
vizinhança, podem ser minimercados, em uma operação mais robusta. Podem ser
incluídas seções como de vinhos e/ou cervejas premium, farmácia, padaria,
dentre outras. Também foi lançado o modelo “Estação”, onde se perde o foco em
produtos de gôndola (como snacks – ainda presentes, mas em menor espaço se
comparar ao modelo tradicional ou mesmo minimercado) e se reúnem opções
produzindo uma verdadeira praça de alimentação. A ampm® Estação reúne
padaria, sanduicheria, restaurante e pizzaria.
A marca ampm®
em si surgiu como algo vindo de fora de nosso país, mas não é uma receita
fechada. Todo bom cozinheiro precisa provar o tempero durante o preparo, o que
se vê por aqui. As marcas de produtos são próprias, mas diferentes dos
apresentados nas lojas estadunidenses. Ao observar a divulgação das lojas por
meio dos sites das distribuidoras, a Ipiranga destaca muito mais as qualidades
do negócio, dá informações e dicas. É como se fosse pega uma ideia “pronta” e
ela tivesse sido aprimorada por aqui.
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