ampm® - a conveniência que atravessou fronteiras

Curiosidades



As lojas de conveniência, assim como outros formatos consagrados do varejo (como os supermercados), foram criadas nos Estados Unidos da América, na Califórnia. A primeira delas foi anexa a uma fábrica, tendo bastante aceitação das vizinhanças. A ampm®, por sua vez, surgiu em 1978 nos EUA e está no Brasil desde 1993, segundo o Jornal Folha de São Paulo.

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/12/ampm.Brasil.Mundo.Curiosidades.html
[Logotipo antigo ampm® em loja estadunidense. Imagem: ampm®]



Nos EUA, as lojas de conveniência ampm® fazem parte dos postos de combustível da rede ARCO. Elas tinham o objetivo de diversificar a gama de produtos oferecidos por postos de gasolina e ampliar o faturamento. Em via de mão-dupla, um consumidor de combustível poderia comprar um lanche ou algum petisco para a viagem, ou vir fazer compras na loja e abastecer.

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/12/ampm.Brasil.Mundo.Curiosidades.html
[Loja ampm® em posto ARCO. Imagem: ARCO]


O modelo deu certo e rendeu frutos. A marca ampm® se consagrou e passou a ser estruturada no modelo de franquias também, espalhando-se por outros países americanos. No Brasil, a marca surgiu como franquia administrada pela distribuidora de combustíveis Atlantic. Com a venda de suas operações para a Ipiranga, que mais tarde adquiriu outras redes como a Texaco no Brasil, a ampm® passou a ser sinônimo de Posto Ipiranga (quem olhar a foto acima poderá até estranhar) e chegou a superar a casa de duas mil unidades em nosso país.

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/12/ampm.Brasil.Mundo.Curiosidades.html
[Loja ampm® em posto Ipiranga. Imagem: Folha de São Paulo]

                                                                            
Nos últimos tempos, em alguns locais em que foram implantadas, as lojas de conveniência vêm superando o movimento do próprio posto de gasolina, atraindo mais da metade de todos os clientes. Isso se deve ao crescimento no Brasil de formatos como as lojas de vizinhança, com maior comodidade nas compras do que outros modelos de grande porte, como os hipermercados. Outro fator interessante está no horário de atendimento: enquanto o comércio local de grandes cidades possui horário estendido, em função do trânsito e outras perdas, o varejo de cidades menores atende em horários mais restritos, inclusive fechando em finais de semana e feriados, o que conta pontos na compra nas lojas de conveniência.

O franqueado tem opções diversas de modelo do negócio. As mais modernas lojas ampm®,  seguindo a tendência dessas lojas de vizinhança, podem ser minimercados, em uma operação mais robusta. Podem ser incluídas seções como de vinhos e/ou cervejas premium, farmácia, padaria, dentre outras. Também foi lançado o modelo “Estação”, onde se perde o foco em produtos de gôndola (como snacks – ainda presentes, mas em menor espaço se comparar ao modelo tradicional ou mesmo minimercado) e se reúnem opções produzindo uma verdadeira praça de alimentação. A ampm® Estação reúne padaria, sanduicheria, restaurante e pizzaria. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
A marca ampm® em si surgiu como algo vindo de fora de nosso país, mas não é uma receita fechada. Todo bom cozinheiro precisa provar o tempero durante o preparo, o que se vê por aqui. As marcas de produtos são próprias, mas diferentes dos apresentados nas lojas estadunidenses. Ao observar a divulgação das lojas por meio dos sites das distribuidoras, a Ipiranga destaca muito mais as qualidades do negócio, dá informações e dicas. É como se fosse pega uma ideia “pronta” e ela tivesse sido aprimorada por aqui.

👉 E ainda mais para você: Quando o brinquedo vira real



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários