Marcas que grudam

watch_later 8 de março de 2016
comment Comentar
Variedades


Algumas marcas ou caíram no gosto popular, ou foram pioneiras em seus produtos, ou simplesmente tiveram alguma boa sacada de marketing que fez com que sejam usadas em troca do real nome do produto que representam. Ainda pode acontecer de o nome deste produto ser algo muito comprido e ruim de mencionar, sendo a marca uma facilidade de conversação. 

Cotonetes / Bastonetes / Palinetes / Anjonetes ...
[Imagem: Hidrolight]


Um exemplo desta última afirmação é ‘Cotonetes’ (a palavra em inglês cotton significa algodão), marca da Johnson’s que substitui ‘hastes flexíveis com pontas de algodão’ (ufa). Como o real nome do produto não costuma ser dito popularmente, os concorrentes apostaram em criar outros nomes com a terminação ‘ete’, como ‘Bastonete’, ‘Palinete’, ‘Anjonete’, etc.

Quando se fala em amido de milho, a marca Maizena, pertencente à Unilever, se tornou sinônimo do produto. Entretanto, com o passar dos anos, o termo maisena surgiu como sinônimo de amido de milho, mas possui fonética igual, o que produz o mesmo resultado.

E se o assunto é um curativo com duas fitas de fixação e uma camada protetora central de ferimentos, ‘Band-aid’ costuma ser o nome mais lembrado. Assim como outros termos estrangeiros, como container, ganhou uma forma aportuguesada, presente em alguns dicionários, como ‘bandeide’.

Já no mundo das águas sanitárias, ‘Qboa’ é sempre lembrada. Houve vezes em que o autor que vos escreve ouviu pessoas em um mercadinho de bairro dizerem: ‘se não tiver dessa Qboa, pode ser uma Qboa de outra marca’. Dizeres estranhos à parte, a sensação de qualidade passada pela marca é um forte indicativo de seu sucesso.

Atualmente não mais presente na linha branca comercializada nas lojas de eletrodomésticos, ‘Frigidaire’ ainda é associada por algumas pessoas de mais idade como sinônimo de geladeira, por antigamente estar presente no mercado brasileiro. A marca, originalmente pertencente à GM, atualmente é de propriedade da mesma empresa que produz as geladeiras Electrolux, que optou por descontinuar a marca em nosso país.

Muitos outros exemplos ainda podem ser dados, como Royal sendo sinônimo de Fermento em Pó Químico,... Você ainda se lembra de algum? Caso afirmativo, deixe seu comentário!





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)