Você se lembra dessa?

Do tempo em que se usava acento para ter cedilha



Com o passar do tempo, costumes, gostos, objetos, marcas, cores e amores mudam. Mas, como bons humanos, é impossível não se lembrar de coisas que fizeram parte de seu passado e, de alguma forma, estão atreladas à bagagem que você traz. E, agora, veja algumas coisas com as quais você já tenha se deparado há alguns anos atrás:





Gatorade em garrafa.

O tradicional ‘suco’  já foi vendido em garrafas de vidro que, com um bom chacoalhar de sacolas que algumas crianças e adolescentes costumam fazer, causavam um bom número de cacos de vidro. Mas, era bastante divertido passar as mãos e sentir a textura do frasco, que deixava a impressão de deixar o líquido bem gelado.  Atualmente, tudo foi remodelado, e nem o logo daquela época se manteve. Estava disponível nos sabores de morango, graviola, limão, laranja, tangerina, entre outros.



PowerScrap

Muitas eram as artimanhas para furar o bloqueio a redes sociais em computadores públicos, em colégios, bibliotecas e outros lugares de acesso gratuito. Algumas delas eram de acessar o bom e velho Orkut, falecido há pouco, pelo PowerScrap. Antes mesmo de o Orkut habilitar a opção para a troca de cor do perfil, já era possível fazer no PowerScrap.

Outro site que era bastante utilizado para acesso era o Ebuddy, usado para acessar o também falecido Windows Live Messenger... bah, estou ficando velho...



Monitor de tubo

O clássico monitor de tubo foi, por muito tempo, o companheiro dos mouses, teclados e gabinetes de computadores. Quando eram comprados, começavam brancos, e, aos poucos, iam ficando amarelo-acinzentados. Assim como as TV’s, os monitores ganharam em área e diminuíram em espessura, ficando muito mais bonitos e funcionais.





Fominhas Pêssego

Após muitos anos acompanhando as crianças, as bolachas recheadas fominhas foram as preferidas por muito tempo. 

Havia os tradicionais sabores de morango e chocolate, além de outros bastante interessantes como o de pêssego. Antes de deixarem de ser fabricadas, as embalagens passaram por uma remodelação, mas não perderam a identidade, como aconteceu com o Gatorade. 

Atualmente, as empresas que fabricam as bolachas Isabela vendem apenas as recheadas Tortinhas, Due e Mousse.



Orelhões

Pode parecer que não é tão distante assim, mas qual foi a última vez que você comprou um cartão telefônico, por exemplo? Com o crescimento do uso de celulares, cada vez menos as pessoas usam os orelhões. 

Mesmo assim, há uma luz no fim do orelhão: estão sendo estudados modelos que agreguem conexão com a internet e que podem ser difundidos.



Cartões de orelhão

Falando nos cartões de orelhão, estes eram variados e possuíam inúmeras cores, desenhos, gravuras e curiosidades. 

Houve diversas pessoas que colecionaram e ainda colecionam cartões telefônicos. O avanço do uso de celulares não diminui apenas o uso dos orelhões, mas também as coleções. 

No começo, os créditos pré-pagos de celulares eram feitos com cartão, mas os cartões eram todos iguais e só falavam os preços das recargas. Então, diminuindo o uso e os que restaram sendo muito feios, as coleções foram para o espaço.


Nokia 1220


Entre outros celulares, que se tornaram famosos rapidamente, possuíam como possibilidades de personalização renomear os perfis, colocando o próprio nome do usuário e comprar toques de celular através de mensagens de texto enviadas para a operadora. 

Os joguinhos ‘Snake’ e ‘Space Impact’ com seu barulhinho de cigarra eram nossos melhores jogos.




Mirinda Laranja

Esta marca da Pepsico deixou de ser produzida no Brasil, sendo substituída, assim digamos, pela Sukita. 

Esta ‘substituição’ se deve ao fato de a Ambev vender refrigerantes com marcas próprias e licenciadas de outros grandes fabricantes (como a Pepsico) e vender algumas em uns locais e outros não. As trocas de logo e coisas do gênero são padronizadas mundialmente.



Teclados sem Ç

Por muito tempo, desde as máquinas de escrever até um bom tempo nos teclados de computadores, o Ç não esteve presente nos teclados, sendo preciso usar a combinação [ Ç ] + [ ´ ]. 

A situação melhorou um pouco, com os teclados para computadores vendidos no Brasil contendo o cê cedilha, mas ainda há muito o que melhorar: TV’s, softwares de celulares como o Android e o iOs e outros ainda continuam sendo feitos como se apenas se falasse inglês, não tendo suporte para acentos e outras notações léxicas presentes nas demais línguas.






Þ GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários