Os Arquipélagos do Brasil e o fuso próprio

Curiosidades

 

Quando se pensa em ilhas e arquipélagos no Brasil, vêm à mente, de imediato, a capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis, ou o arquipélago de Fernando de Noronha, estado do Pernambuco, por serem famosos pontos turísticos nacionais, cada um com suas belezas e particularidades. Além desses locais, o Brasil ainda possui mais algumas ilhas ao longo do Oceano Atlântico.

 

Exceto Florianópolis, essas ilhas possuem uma particularidade em relação ao horário: todas elas pertencem ao fuso legal (-2), ou seja, estão no fuso com duas horas a menos do que o meridiano de Greenwich. Vamos saber um pouquinho mais sobre esses arquipélagos?

 

 

Vista de Trindade e Martim Vaz
[Vista do Arquipélago de Trindade e Martim Vaz. Imagem: Flavio Forner / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Os símbolos da Justiça

» Conhecendo os faróis da Croácia

» A Terra é plana ou é redonda?

 

FERNANDO DE NORONHA

 

Localização do Arquipélago de Fernando de Noronha
[Localização. Imagem: Google Maps]


 

 

Fernando de Noronha é um dos mais famosos destinos do Brasil. Esse arquipélago possui condições especiais de visitação e restrições que visam a preservação do local. Há uma infraestrutura com bares, pousadas e até um aeroporto para receber os visitantes.

 

ATOL DAS ROCAS

 

Localização do Atol das Rocas
[Localização. Imagem: Google Maps]

 

 

Atol das Rocas fica a 148 km de Fernando de Noronha e se destaca por ser um local ainda mais preservado, sendo visitada apenas para finalidade científica. Por muitos anos, o Atol foi um obstáculo à navegação e até mesmo resultou em naufrágios no Oceano Atlântico, para embarcações onde se desconhecia sua existência.

 

No Atol das rocas há uma reserva biológica, e nela várias espécies ameaçadas de extinção são conservadas. Segundo o Instituto chico mendes, dentre essas espécies, podemos citar: tartaruga-cabeçuda, estrela-do-mar, coral-de-fogo, tubarão-limão, rabo-de-palha-de-bico-vermelho, duas espécies de caranguejo e o rabo de junco de bico laranja.

 

ARQUIPÉLAGO (ANTIGO PENEDO) DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

 

Localização do Arquipélago de São Pedro e São Paulo
[Localização. Imagem: Google Maps]


 

Em 1995, o Governo Brasileiro passou a chamar de Arquipélago o antigo “Penedo” de São Pedro e São Paulo. Assim como Fernando de Noronha, esse território pertence ao estado de Pernambuco, estando a 1.000 km da cidade de Natal-RN.

 

As ilhas de São Pedro e São Paulo são dez, compostas por formações rochosas. Há uma única base com pesquisadores no local, sendo proibido o turismo e o acesso de outras pessoas, nesse local que também funciona como reserva ecológica (criada há vinte e dois anos, em 1998) de aves (como os atobás) e espécies oceânicas. Só se permitem mergulhos, mas com autorização da marinha.

 

Esse arquipélago, como outros, possui função importante para o Brasil. Assim como permite pesquisas e preservação ambiental, também garante uma faixa oceânica maior para nosso país (450.000 km²), com sua ocupação, segundo a Inter TV.

 

ARQUIPÉLAGO DE TRINDADE E MARTIM VAZ

 

Localização do Arquipélago de Trindade e Martim Vaz
[Localização. Imagem: Google Maps]


 

Esse arquipélago está a 1.200 km da costa do estado do Espírito Santo (estado a que pertence) e possui metade da área de Fernando de Noronha, ou seja, é bem pequena (10,5 km²)! Também existe uma estação de ocupação restrita, localizada na Ilha de Trindade.

 

A marinha ocupa o local desde 1897 e, desde 2018, é uma reserva ecológica também. Houve ocupação humana no local, mas ela foi fortemente restrita, o que beneficiou as espécies que vivem por lá.

 

FLORIANÓPOLIS, UM EXEMPLO UM POUCO DIFERENTE DOS DEMAIS

 

A cidade de Florianópolis, em sua maioria insular, não se enquadra nas características das demais ilhas brasileiras, com aspecto de cidade litorânea e traços de cidade grande. Clicando no link abaixo (barra azul 👇🏻), você fica sabendo mais sobre essa bela cidade brasileira!

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários