Que tal ir para Florianópolis?

por - sábado, fevereiro 09, 2019

Viagem


Florianópolis ostenta os títulos de capital do estado catarinense e capital turística do Mercosul. Possui uma parcela continental e outra insular (que representa a maior parte de seu território). Todos os anos, milhares de turistas se incorporam aos florianopolitanos ou, mais carinhosamente chamados, manezinhos-da-ilha.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/02/Florianopolis.Ilha-da-magia.Variedades.Viagem.html
[Vista das pontes entre ilha e continente em Florianópolis/SC. Imagem: G1]



A porção continental ainda precisa criar uma atmosfera de praia, que hoje não é bem desenvolvida. A paisagem é bonita e melhorou-se muito com a criação de ciclovias e calçadões na beira-mar continental, mas muitos estabelecimentos dão as costas ao oceano.

Na ilha há praias dos mais diferentes tipos. O norte da ilha teve um grande crescimento imobiliário e possui toda a infraestrutura de uma cidade como supermercado, bancos e serviços. No centro-sul ainda é possível achar locais que lembram as pacatas cidades do interior. Ainda há ruas estreitas (as chamadas servidões) onde há várias casas com redes e árvores, que dão sustento aos moradores locais na temporada e trazem toda uma atmosfera de paz e tranquilidade.

Algumas localidades ainda trazem resquícios da imigração açoriana. Além do sotaque mais 'cantado' dos manezinhos, fruto da origem portuguesa, a arquitetura açoriana é presença forte no distrito de Santo Antônio de Lisboa, um dos mais antigos de Florianópolis.

Peixes, comércio popular e restaurante "parcialmente recoberto" são alguns dos destaques do Mercado Público de Florianópolis. O acesso é simples, junto a um dos terminais de ônibus integrado. Bem ao lado, turistas argentinos compram umas lembrancinhas no camelódromo. Ambos os prédios seguem, há anos, as tradicionais cores amarela nas paredes e verde-escura nas esquadrias.

O próprio Mercado Público quase não permaneceu até os dias de hoje, após um episódio de incêndio que ficou na memória local. Outro elemento marcante da ilha-da-magia e que há anos pede ajuda é a ponte Hercílio Luz, primeira ligação ilha-continente. Moradores sabem que um dia a obra começou, e esperam que algum dia acabe.

Enquanto isso, o par de pontes Pedro Ivo (acesso) e Colombo Salles (saída) formam pista dupla com quatro faixas em cada, assumindo sozinhas a ligação ilha-continente. De lá, todos registram sua passagem por Floripa ao fotografar a ponte Hercílio luz, pois essas outras pontes são úteis, mas não um cartão-postal.

Florianópolis é uma capital bela por natureza. Um passeio promete a alegria da praia na água salgada ou à sombra da castanheira-da-praia, e o entretenimento da cidade grande (tendo três shoppings). Pode chover vários dias... por isso é bom, quando ir no verão, estar preparado para aproveitar a praia e fazer outros passeios também.


👉 E ainda mais para você: Que tal ir a Foz do Iguaçu?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

#PartiuLer Mais essas sugestões de posts!

0 comentários

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!