Oscar Niemeyer

História 


Faleceu ontem, aos 104 anos, um dos maiores arquitetos de todos os tempos. Ícone em sua profissão, marcou seu estilo em diferentes partes do Brasil e do Mundo. Niemeyer nasceu no dia 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, filho de Oscar Niemeyer Soares e Delfina Almeida. Em 1928, casa-se com Annita Baldo, com quem tem sua única Filha, Anna Maria Niemeyer, que faleceu recentemente. Começou a trabalhar no escritório do arquiteto Lúcio Costa, apenas para ganhar experiência, no ano de 1932. Em 1934, forma-se pela Escola Nacional de Belas Artes, no Rio.
Apenas no ano de 1940 é que Oscar Niemeyer viria a conhecer o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, que lhe encomenda o Conjunto da Pampulha, cujo projeto incluía um cassino, a Casa do Baile, o clube e a igreja de São Francisco de Assis (cuja pintura gerou grande polêmica). Já no ano de 1945, se fez a sua filiação ao Partido Comunista, fato que o levou a ser perseguido e fugir de nosso país durante a Ditadura Militar.
Já em 1956, quando Kubitschek já era presidente, Niemeyer é convidado a projetar Brasília, que seria a nova e atual capital de nosso país. Nos anos seguintes, ocorreria a construção de diferentes prédios desta nova capital, como o Palácio da Alvorada (Residência Presidencial), Palácio do Planalto, Congresso, Catedral de Brasília, Palácio do Itamaraty,
Em 1967, viaja para Paris, após pedir demissão da UnB devido à invasão militar realizada na Universidade. Após já ter participado do projeto da sede da ONU, novas obras internacionais recebem o traço genial do arquiteto, como a sede da editora Mondadori. Depois vieram inúmeras outras obras.
O traço curvo é livre é justificado por Niemeyer como a forma que mais traduz a beleza. Uma bela mulher se traduz em muitas curvas, as quais muito um homem aprecia. Falando em mulheres, após o falecimento de sua esposa, em 2004, Oscar fica dois anos de molho até encontrar um novo amor em Vera Lúcia Cabreira, com quem se casou.
Neste ano, após perder sua filha, Niemeyer é internado com um quadro de desidratação é pneumonia, no Hospital Samaritano. Para Oscar, ‘Solidariedade justifica o curto passeio da vida. A vida é um sopro’.
Veja abaixo imagens de algumas das obras projetadas por Oscar Niemeyer, no Brasil e no Mundo:

[Catedral de Brasília – DF/ Foto: Marcelo Brandt/G1]

[Interior da Catedral de Brasília – DF/ Foto: Marcelo Brandt/G1]

[Congresso Nacional -  Brasília – DF/ Foto: Marcelo Brandt/G1]

[Palácio do Itamaraty, Brasília – DF/ Foto: Marcelo Brandt/G1]

[Memorial JK, Brasília – DF/ Foto: Marcelo Brandt/G1]

[Casa do Povo, Vacaria – RS/ Foto: Afrânio Scolaro/Divulgação, Prefeitura de Vacaria]

[Memorial da América Latina, São Paulo – SP/ Foto: Raul Zito/G1]

[Museu dos Três Pandeiros, Campina Grande – PB/ Foto: UFPB]

[Igreja da Pampulha, Belo Horizonte – MG/ Foto: Tramas do Café-com-leite]

[Sede do Governo de Minas, Belo Horizonte – MG/ Foto: Reprodução/ TV Globo]

[Praça Maria Aragão, São Luís, MA/ Foto: Biné Morais/O Estado]

[Auditório do Ibirapuera, São Paulo - SP/ Foto: Raul Zito/G1]

[MAC, Rio de Janeiro - RJ/ Foto: Alexandre Durão/G1]

[ONU, Nova York/ Foto: ONU]

 

Veja também: (História) Período Liberal Populista.

Postar um comentário

0 Comentários