Que tal ir para Porto Trombetas?

 Viagem

 

Porto Trombetas é um distrito do município paraense de Oriximiná, ou seja, em plena floresta amazônica. Conhecer esse local é uma ótima forma de entender por que essa região é tão rica em belezas naturais e deve ser preservada. Vamos conhecer alguns dos atrativos locais?

 

O Rio Trombetas
[Imagem: Luis Celso News / Reprodução]

 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» A igreja-navio de Lages-SC

 

» Trancoso não é famoso à toa!

 

» O que visitar em Porto Alegre?

 

 

CINE-TEATRO

 

Cine-teatro por dentro
[O Cine-Teatro de Porto Trombetas. Imagem: Orquestra Maré do Amanhã / Reprodução]

 

A localidade possui um grande auditório para teatro e cinema, o Cine-teatro. As atrações variam ao longo do ano, e, no caso do cinema, também não há filmes regulares.

 

CASA DA MEMÓRIA

 

Museu mantido pela Mineração
[A casa da memória de Porto Trombetas. Imagem: MRN / Reprodução]

 

Como ressalta o nome, a Casa da Memória é um museu de Porto Trombetas, mantido por uma empresa de mineração local. Revitalizou-se a primeira casa construída no local para abrigar o museu, inaugurado em 26 de agosto de 2000. A visitação pode ser feita nas segundas, quartas e sextas, das 7:00 às 12:00, e se pode ver tanto detalhes do processo produtivo da mineração, da bauxita ao alumínio, até peças de barro do artesanato local. Há também um jardim com espécies de árvores amazônicas identificadas.

 

RESERVA BIOLÓGICA DO RIO TROMBETAS

 

Em meio à floresta, Porto Trombetas vive.
[As belezas naturais de Porto Trombetas. Imagem: Carolina de Melo Franco / Reprodução]

 

Segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio), a Reserva biológica do Rio Trombetas já tem mais de quarenta anos. Nela, estão protegidas espécies animais e vegetais como as tartarugas-da-amazônia e os castanhais. Há uma sede do ICMBio no distrito de Porto Trombetas, coordenando as ações de preservação.

 

CACHOEIRAS

 

Que bela cachoeira!
[A cachoeira Jatuarana. Imagem: Amazônia Acontece / Reprodução]

 

Os visitantes têm várias opções de cachoeiras para curtir e relaxar. Em Porto Trombetas, pode-se visitar a Porteira, Jatuarana, Quebra-Pote, Tambaqui, Caramataurá, Chuvisco, Boqueirão e Ventilado!

 

E COMO CHEGAR?

 

Porto Trombetas é uma comunidade que não é ligada ao resto do país por rodovias. Ou se pode chegar por navio, ou via aérea, partindo da capital, Belém, que fica a 880 km.

 

E OS ATRATIVOS DA ILHA DO BANANAL?

 

Outro local do Brasil que chama a atenção pelas belezas naturais é a Ilha do Bananal. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode conhecer alguns atrativos de lá:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Que tal ir para a ilha do bananal?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários