A igreja navio de Lages-SC

 Viagem

 

Quem passa pela cidade catarinense de Lages-SC sempre se depara com um elemento curioso em uma das igrejas locais: em frente a ela há uma estrutura em formato de navio. A cidade de Lages não fica nem perto da costa litorânea, então qual seria o motivo de haver um navio naquela igreja? Vamos descobrir?!

 

 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Consagração à Nossa Senhora da Conceição Aparecida

 

» Maria

 

» Conheça a Igreja e muito mais de Trancoso-BA

 

 O PORQUÊ DE A IGREJA TER UM NAVIO

 

A igreja que estamos falando é sede da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Navio. Voltando à história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, a descoberta da imagem da santa teria sido por pescadores. O navio, portanto, seria uma grande referência histórica à santa, e não ao local onde se construiu a Igreja.

 

Na imagem a seguir, você pode ver a forma atual dessa Igreja. Existe a referência ao navio, mas ele é pequeno em relação à construção toda:

 

A atual sede da paróquia do Navio
[A vista atual da Igreja da paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Navio. Imagem: Adailton Camargo / Reprodução]



 

COMO JÁ FOI A IGREJA NAVIO

 

Se hoje a Igreja Navio lembra o símbolo da história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, lembrou muito mais em tempos passados. Ela já foi feita em madeira e completamente no formato do barco, mas, com sua reforma e com a mudança do sistema construtivo, não seria tão simples repetir esse formato em alvenaria.

 

Para você conhecer mais sobre essa outra fase, trouxemos registros do Padre Darci Sá e do Vereador Lucas Neves, disponibilizados no site de Edson Varela, blogueiro local:

 

Outra vista da igreja, só que antiga
[A vista antiga da Igreja da paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Navio. Imagem: Padre Darci Sá / Reprodução]

 

Vista bem de perto da igreja antiga
[A vista antiga da Igreja da paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Navio. Imagem: Lucas Neves / Reprodução]

 

FALANDO EM NOSSA SENHORA APARECIDA

 

Mateus Rosa, editor do blog Repórter Riograndense, fez a leitura de “Aparecida”, livro escrito pelo jornalista Rodrigo Alvarez e que fala mais sobre a estória da santa. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, separamos a resenha que Mateus fez sobre esse livro:

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 "Aparecida", de Rodrigo Alvarez

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários