Que tal ir para Porto Alegre?

Viagem


A capital gaúcha chama a atenção pelas belezas naturais, o clima mais quente do que outras regiões do estado e muitas atrações culturais. Nesse post, vamos conhecer alguns locais que merecem a sua visita em Porto Alegre!

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/07/PortoAlegre.Turismo.Viagem.html
[Monumento do Laçador – um ícone da tradição gaúcha em
Porto Alegre. Imagem: Porto Alegre 24 Horas]




AEROPORTO SALGADO FILHO


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/07/PortoAlegre.Turismo.Viagem.html
[Imagem: Rádio Pampa]


Para quem vem de avião, o Aeroporto Salgado Filho é o seu primeiro contato com PoA. Assim como outros aeroportos brasileiros, ele oferece infraestrutura com o "Aeroshoping", que nada mais é do que um centro comercial com lojas, banco e praça de alimentação.

TERMINAL RODOVIÁRIO


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/07/PortoAlegre.Turismo.Viagem.html
[Imagem: GaúchaZH]


O terminal rodoviário está passando por processo de mudanças para modernização. Ele era, até então, administrado pela pioneira Veppo, que havia criado o terminal de Vacaria-RS, o primeiro do país. Agora, uma nova empresa deve administrar o local e oferecer melhorias.

MUSEU IBERÊ CAMARGO


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/07/PortoAlegre.Turismo.Viagem.html
[Imagem: Glamurama]


A fundação que administra o museu foi criada no ano de 1995, tentando aproximar o público da obra desse grande artista do século XX. Nesse museu ocorrem, periodicamente, seminários, encontros com artistas,  exposições, dentre outros eventos.

Em termos arquitetônicos, o museu foi concebido para ser algo contemporâneo como o artista. O edifício possui linhas retas, mas revestimento em puro branco, ou seja, o interesse do projeto está na forma, não em acabamentos.

ORLA DO GUAÍBA


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/07/PortoAlegre.Turismo.Viagem.html
[Imagem: TripAdvisor]


Porto Alegre não fica em contato com o oceano, como outras capitais como Florianópolis ou Rio de Janeiro. Mas possui um grande corpo d'água, que é o rio Guaíba.

Nesses últimos anos, essa orla foi revitalizada e ganhou melhorias, reforçando sua identidade como parque linear. Foram instalados deques, arquibancadas e passarelas, bem como infraestrutura para um restaurante panorâmico com locação à iniciativa privada por licitação. Nomeou-se esse parque como "Moacyr Scliar", médico e escritor gaúcho que faleceu em 2011.

A parte luminotécnica faz alusão ao futebol. Há postes inclinados com luzes de LED, cujas lâmpadas são vermelhas se você vai em direção à Zona Sul (Internacional) ou azuis se você está indo no rumo oposto (Grêmio).

ARENA DO GRÊMIO


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/07/PortoAlegre.Turismo.Viagem.html
[Imagem: Renan Peixoto Nunes]


O Grêmio Football Porto-Alegrense inaugurou sua nova arena antes da Copa do Mundo FIFA ™ 2014, no Brasil. Chegou a intentar ser um dos estádios da copa, mas não foi escolhido naquela oportunidade. Atualmente, vem recebendo shows e eventos, bem como jogos amistosos da seleção.

É um estádio bonito e moderno, tendo sido uma iniciativa do próprio clube, sem financiamento público, e custos de construção inferiores aos demais estádios brasileiros contemporâneos, sem perder em qualidade e conforto. A novidade mais recente foi uma estátua do técnico Renato Portaluppi, a pedido do próprio (modesto, hein?!).

GIGANTE DA BEIRA-RIO


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/07/PortoAlegre.Turismo.Viagem.html
[Imagem: Internacional]


O estádio do Internacional, o "Gigante da Beira-Rio" ganhou uma reforma que o tornou mais moderno e bonito, sendo uma das sedes da Copa de 2014 no Brasil. Estruturas metálicas e lonas deram um novo aspecto ao estádio, que serviu, também, para cornetas por parte dos gremistas, que associam o formato do estádio a uma bergamota.

Além do estádio, há uma versão menor, o Gigantinho, onde também ocorrem práticas esportivas. O espaço também é usado em eventos diversos.

CENTRO CULTURAL ÉRICO VERÍSSIMO


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/07/PortoAlegre.Turismo.Viagem.html
[Imagem: Prefeitura de Porto Alegre / Flickr-reprodução]


Esse centro cultural fica no centro histórico da Capital Gaúcha. O interessante desse local está tanto na história do prédio como em trazer traços marcantes de toda a obra de Érico Veríssimo.

Entre 1926 e 1928, com traços do arquiteto Adolfo Stern, foi concebido o prédio com traços de arquitetura francesa, o "Força e Luz", que foi a sede da Companhia Estadual de Energia Elétrica durante muito tempo. Em 1994, o prédio foi tombado e, oito anos mais tarde, transformado no centro cultural.

Nele ocorrem sessões de cinema, exposições, palestras, espetáculos cênicos, cursos e muito mais. No segundo pavimento, o prédio conta um pouco de sua função original, abrigando a história da energia elétrica no Brasil (para saber um pouco mais dessa história, veja nos posts sugeridos), onde a CEEE figura, com dois mil itens.

Em outro local do prédio, sai de lado a eletricidade e entra a energia que vêm das palavras. Por experiências de leitura com riquíssimos itens de acervo, conhecemos um pouco mais de Érico, não só na sua linha literária, mas em funções como de tradutor, em um mundo onde Google tradutor não era nem sonho.

UFRGS E PUCRS


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/07/PortoAlegre.Turismo.Viagem.html
[Imagem: UFRGS]


As universidades são templos do conhecimento, onde diferentes visões de mundo se reunem na formação pessoal e profissional. E também abrigam locais interessantes de visitação, em projetos de extensão com acesso ao público.

Em Porto Alegre, pode-se destacar as atividades das universidades UFRGS e PUCRS.  Nesta última, ocorre anualmente uma feira de profissões bastante completa e abrangente, onde os estudantes demonstram, com objetos e experiências, parte do que há nos cursos da universidade.

A UFRGS atrai estudantes de todo o estado e de outros locais do Brasil. Isso se deve por sua excelência em ensino e pesquisa, figurando como uma das melhores do país.

PARCÃO - PARQUE MOINHOS DE VENTO


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/07/PortoAlegre.Turismo.Viagem.html
[Imagem: Ricardo Stricher]


Antônio Martins Barbosa, um mineiro, se instalou em Porto Alegre no século XVIII, construindo um moinho de vento. Em 1962, o local foi desapropriado e, dez anos após, ganhou esse nome, inspirado no antigo moinho.

O parque possui mais de onze hectares de área, incluindo aparelhos de ginástica e quadras de tênis, vôlei, patinação e futebol. Para crianças, há um parquinho e uma biblioteca. Fazendo jus ao nome, também há um moinho açoriano, similar aos que fizeram parte da cidade há anos.

PARQUE MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO


https://www.oblogdomestre.com.br/2019/07/PortoAlegre.Turismo.Viagem.html
[Imagem: Blog do Churrasco]


Esse parque, nas proximidades do arroio Dilúvio, já teve diversos nomes: parque do Porto dos Casais, Parque da Harmonia e, por último, parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Esse último nome remete a uma homenagem a um dos integrantes da família que possuiu a maior empresa de comunicação do Sul do Brasil durante muitos anos, a RBS TV, que é afiliada da TV Globo no RS e foi a de SC (hoje NSC TV), onde também se veem homenagens a Maurício.

Nele, há diversas churrasqueiras ao ar livre. Durante o mês farroupilha, é o local de encontro dos gaúchos que acampam e comemoram o presente e celebram o passado e as tradições.


👉 E ainda mais para você: Que tal ir para Foz do Iguaçu?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários