Quais são os setores de fundos imobiliários?

Dinheiro

 

Quando um investidor iniciante vai analisar o mercado de fundos de investimento imobiliário (FIIs), é comum que ele fique confuso no início devido a diferença dos setores de cada um deles (você já viu aqui no blog, se não viu, confira aqui o que são os fundos de investimento imobiliário (FIIs)).

 

Dessa forma, este conteúdo foi feito para que o investidor possa conhecer todos os setores de fundos imobiliários de uma maneira generalista, possa ter uma noção de como cada um deles atua e quais são as diferenças. Para saber mais, leia o texto até o final!

 

 

Vários imóveis de exemplo
[Alguns imóveis – que poderiam ser de um ou mais FIIs. Imagem: Jason Dent / Unsplash]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que significa ser day-trader?

 

» O que significa o Produto Interno Bruto (PIB)?

 

» Não caia no conto do namorado estrangeiro

 

TIPOS DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS: SIMILARIDADES E DIFERENÇAS

 

Existem diversas similaridades e diferenças a depender da segmentação e do tipo de fundo imobiliário em que o investidor decide aplicar seu dinheiro. Dentre as principais estão:

 

1.     A segmentação em relação a fundos que investem em ativos reais, comumente chamados de fundos de imóveis;

2.     fundos de papéis, que investem em títulos privados e representam uma estrutura de dívida;

3.     fundos de desenvolvimento que realizam projetos imobiliários para obter lucro com a venda ou arrendamento deles;

4.     fundo de fundos, são fundos que são criados para investir em outros fundos imobiliários, comumente utilizados pelos investidores para diversificar a carteira ou para com um único fundo se expor a diversas classes de ativos nesse setor.

 

Além dessa possível divisão, existem diferentes ativos imobiliários que um FII pode decidir investir, como, faculdades, hotéis, hospitais, galpões logísticos, shoppings, entre outros. Como são ativos bem distintos, cada um deles vai ter seus pontos positivos e negativos e isso deve ser avaliado na hora de investir ou não naquele determinado fundo.

 

SETORES DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS

 

Os setores de fundos imobiliários podem ser divididos de diversas formas, uma das principais está relacionada ao ativo que cada um deles possui maior foco, considerando esse critério, eles podem ser segmentados em:

 

*   agência de bancos;

*   educação;

*   fundos de desenvolvimento;

*   hospitalar;

*   hotéis;

*   imóveis comerciais;

*   imóveis industriais e logísticos;

*   imóveis residenciais;

*   misto;

*   shoppings;

*   varejo.

 

Abaixo, vamos falar mais sobre cada um deles, confira!

 

Agência de bancos

 

O setor de agências bancárias corresponde aos fundos de investimento imobiliário que têm o objetivo exclusivo de adquirir imóveis que vão ser utilizados como agências bancárias. Com as mudanças devido a pandemia e a maior digitalização do setor bancário, esse setor está mudando bastante e existe uma grande possibilidade de novos fundos não serem criados, mas é fato que as agências bancárias ainda são necessárias para certos serviços.

 

Educacional

 

Os fundos imobiliários do segmento educacional são aqueles que investem acima de 66 % do seu patrimônio líquido em imóveis que possuem o objetivo de serem alugados para atividades educacionais, podendo ter uma variação tanto de aluguel para escolas ou para faculdades.

 

Fundos de Desenvolvimento

 


Obras feitas por fundos de desenvolvimento (figura ilustrativa)
[Os fundos de desenvolvimento atuam dessa maneira. Imagem: Youssef Abdelwahab / Unsplash]


 

Os fundos de investimento possuem como objetivo investir em projetos imobiliários para obter lucro com a venda ou arrendamento deles, sendo similar a empresas de construção civil (incorporadoras). Esses fundos costumam investir na aquisição de terrenos para realizar a construção do imóvel e posteriormente vendê-lo ou realizar seu arrendamento. No caso da venda, é comum que o investidor receba dividendos desproporcionais ao habitual no mês que ela é realizada, ou seja, é provável que esse setor dê ao investidor grandes dividendos pontuais, ao invés de distribuí-lo de maneira constante mensalmente, mas isso também pode variar.

 

Hospitalar

 

Os fundos de hospitais são empreendimentos focados em alugar imóveis que serão utilizados por hospitais, tendo na maioria das vezes, contratos de longo prazo, com mais de dez anos de utilização. Como existem poucos fundos e neles nem todos possuem muitos ativos, é bastante relevante analisar a diversificação e saudabilidade financeira dos inquilinos, os contratos e a qualidade de cada um dos imóveis antes de realizar o investimento.

 

Hotéis

 

Os fundos imobiliários de hotéis são aqueles que podem comprar a participação em hotéis ou realizar a comercialização deles. Este tipo de fundo é bastante comum no exterior e existem poucos disponíveis na bolsa brasileira.

 

Imóveis Comerciais - Outros

 

Os fundos de imóveis comerciais são aqueles que investem em imóveis que possuem a finalidade de ter uma atividade empresarial ou corporativa, dessa forma, ele costuma alugá-los para outras empresas. Com toda a dinâmica do home-office e do trabalho híbrido, esse setor está mudando bastante nos últimos anos, mas muitas empresas ainda precisam de seu escritório ou exigem esse tipo de trabalho, dessa forma, eles devem continuar existindo, talvez numa proporção menor do que antes. Por isso, é muito importante, de maneira similar aos FIIs do setor de hospitais, analisar cada um dos ativos e a diversificação de inquilinos antes de investir nesse tipo de FII.

 

Imóveis Industriais e Logísticos

 

Os fundos de imóveis logísticos e industriais estão em uma crescente alta no Brasil, principalmente por conta do aumento do e-commerce nos últimos anos. Os fundos de imóveis logísticos, costumam ser utilizados como centro de distribuições para as empresas que fazem a estocagem dos produtos, já os industriais costumam ter diferentes indústrias como seus inquilinos. 

 

Imóveis Residenciais

 

Os fundos de imóveis residenciais podem ser bastante variados e realizar a incorporação de novos edifícios ou a compra e venda de imóveis, todos estes residenciais. Nos últimos anos, esses fundos estão em ascensão no Brasil, mas costumam ser mais comuns no exterior.

 

Misto

 

Os fundos imobiliários mistos ou híbridos podem atuar em ativos de diferentes setores e segmentos, geralmente sendo bastante diversificados. Eles podem ser de gestão ativa ou passiva e, por isso, é importante entender a estratégia do fundo ao se investir nessa classe de ativos. Além disso, eles podem ter uma gestão mais complexa que a dos outros fundos, já que possuem diferentes classes de ativos, dessa forma vale entender a experiência da gestora no mercado de cada ativo imobiliário que o fundo atua.

 

Shoppings

 

Os fundos imobiliários de shoppings são aqueles que possuem o objetivo de obter lucratividade a partir do aluguel dos espaços que operam dentro de um shopping. Eles podem ser monoativos ou multiativos e é um setor que está bastante relacionado ao crescimento da atividade econômica brasileira para obter maior rentabilidade. Dessa forma, no cenário de juros mais altos, esse é um setor que pode ter desempenhos ruins, mas num cenário de melhora econômica, ele é um dos que vão ter melhores resultados.

 

Varejo

 

Os fundos imobiliários de varejo, são aqueles que investem em comércios de rua e supermercados, sendo mais comum o investimento em imóveis para o segundo caso. Esse tipo de fundo não é muito famoso no Brasil e, da mesma forma que os shoppings, é um setor que está bastante relacionado ao crescimento da atividade econômica brasileira para obter maior rentabilidade.

 

COTAS DE FII, COTAS DE EMPRESAS

 

Os FIIs são negociados pela bolsa de valores, por meio das corretoras de valores. Além disso, existe a negociação de ações de empresas, mas você sabe como que elas passam a ser negociadas lá? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende um pouco mais sobre esse processo:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como uma empresa entra na bolsa de valores?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários