Como uma empresa entra na bolsa de valores?

 Dinheiro

 

Quando ouvimos os indicadores de queda ou de alta dos índices das bolsas de valores ao redor do mundo, isso tem mais a ver com o coletivo do que se imagina. Nas bolsas de valores, são negociadas ações, que são frações de empresas que passaram por um processo formal para que passassem de sociedades fechadas a empresas com capital aberto, e que possuem diversos proprietários, donos dessas ações. Nessa postagem, vamos entender melhor o que é a bolsa de valores, como as empresas entram e quais seus objetivos, segundo informações da própria B³ (bolsa brasileira) e do portal UOL Economia.

 

 

Oscilações no valor de uma empresa
[Acompanhando as ações de uma empresa. Imagem: Pexels / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como você pode ganhar dinheiro com um aplicativo de serviços?

 

» Conta digital: vale a pena?

 

» Os Day Traders da Olymp Trade

 

O PERFIL DAS EMPRESAS QUE ENTRAM NA BOLSA DE VALORES

 

Ninguém aplica seu dinheiro no que não conhece, não é mesmo? Uma empresa não pode estar na bolsa sem que os investidores possam saber de sua situação, se há possibilidade de valorização ou de geração de lucros no futuro.

 

Transparência em processos e formalizações são necessárias à entrada na bolsa de valores, o que implica em custos e em mudança na forma de gerir uma empresa, e faz com que, no Brasil, somente empresas de maior porte entrem na bolsa, efetivamente. Essa característica faz com que as notícias da possibilidade de abertura de capital sejam um sinal de crescimento e prosperidade de uma empresa até aquele momento.

 

O PROCESSO DE ENTRADA

 

Segundo a B³, são quatro etapas principais:

 

1. Preparação, onde se implementam mudanças de cultura, testes de mercado e definições de estratégia.

2. Preparação da documentação e marketing da oferta, etapa em que se formulam prospectos e documentos da oferta,

3. Busca por investidores, ocorrendo a definição de preço da ação.

4. Começo da vida de companhia aberta, onde ocorrem as primeiras negociações, compromissos como empresa aberta e fechamento da oferta inicial.

 

A OFERTA PÚBLICA INICIAL (IPO)

 

Outra forma de saber se uma empresa vai começar a ser negociada na bolsa é ver notícias relacionadas a IPO, do inglês de Oferta Pública Inicial. Essa oferta pode ocorrer no Brasil, pela Bolsa B³, ou em bolsas no exterior, como ocorreu com o Nubank, que distribuiu BDRs (ações estrangeiras, negociadas nos EUA) aos clientes.

 

Existem as ofertas públicas primárias, com papéis emitidos pela empresa, e secundárias, onde há venda de ações que já existem por acionistas da empresa. No primeiro caso, a ideia é gerar recursos e o lucro da venda vai para a empresa, enquanto que no segundo caso, o lucro é dos acionistas que venderem.

 

A NEGOCIAÇÃO NA BOLSA

 

Cada parte da empresa passa a ser negociada com uma ação, havendo diferentes tipos e valores/quantidades mínimas para compra. O investidor se cadastra em uma corretora registrada na B³ e faz a compra dos papéis. De acordo com oferta e procura, ou outros fatores na empresa ou na situação econômica do país, o preço cai ou sobe, podendo haver lucro na venda futura por parte do investidor, ou prejuízo. Periodicamente, também existe a distribuição de valores aos acionistas, na forma de juros sobre capital próprio ou dividendos.

 

PRÓS E CONTRAS DE ENTRAR NA BOLSA DE VALORES

 

Entrar na bolsa de valores possui um grande objetivo de ampliar a capacidade de financiamento de novos projetos, pois o capital não precisa partir de uma fonte financiadora única, mas de vários investidores. É uma ideia para facilitar esses novos projetos e acelerar a expansão da empresa, como se vê em várias situações do mundo cotidiano, como na incorporação de imóveis, que é um exemplo similar de financiamento pelo coletivo, guardando as devidas proporções e particularidades.

 

Entrar na bolsa de valores aumenta a visibilidade de empresas. Também é gerada uma possível moeda de troca em fusões e aquisições, que podem ocorrer no sistema de troca de ações entre empresas.

 

Por outro lado, entrar na bolsa é difícil, sair mais ainda, e é preciso manter a empresa com resultados, com uma pressão maior. Os cuidados com transparência no que é exigido, ou sigilo em movimentações que afetem o valor das ações, são uma constante.

 

 A INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

 

Falando em investimentos, saindo do capital em empresas, e indo para a construção de imóveis novos, existe a incorporação imobiliária. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, separamos o texto onde falamos mais sobre isso:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que é uma incorporação?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários