PUBLICIDADE


Por que Campo Grande é a Cidade Morena?

 Curiosidades

 

Campo Grande é a capital do estado de Mato Grosso do Sul. Essa bela cidade possui um apelido curioso, de "Cidade Morena". Você sabe qual o significado e a origem desse apelido? Siga e descubra.

 

 

Linda mesmo essa Cidade Morena

[Vista noturna da Cidade Morena. Imagem: g1 | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que significam os nomes dos países sul-americanos

 

» Como Carlo Acutis se tornou santo?

 

» Já ouviu falar na Cidade VW?

 

A CIDADE MORENA

 

Para entendermos melhor esse apelido, precisamos voltar no tempo. Em entrevista ao g1, a Historiadora Maria Madalena Greco conta que tudo vem do início do século XX.

 

Campo Grande ainda não tinha calçadas e as ruas eram como estradas, apenas com solo exposto e batido. Com o tráfego de pessoas e cavalos, a poeira se espalhava e manchava calçadas, casas e até a pele das pessoas com um tom avermelhado. No meio daquela nuvem de poeira vermelha, certo que todos ficavam de pele morena.

 

Esse fenômeno é registrado por muitos autores daquela época. Um registro famoso foi de Dom Francisco de Aquino Corrêa, então arcebispo de Cuiabá e imortal da ABL, de sua visita a Campo Grande em 1922. Germano Barros de Sousa (médico militar e poeta), Henedina Hugo Rodrigues (educadora e escritora) e Mariano Cebalho (político e escritor) fizeram poemas em que citam a “Cidade Morena”.

 

A cor avermelhada do solo local se deve à concentração de ferro, formado a partir de rochas vulcânicas (magmáticas) ou metamórficas. Do ponto de vista da agricultura, esse ferro ajuda na fertilidade do solo, sendo encontrado junto ao magnésio, manganês e outros elementos igualmente vantajosos para a produção agrícola. 

 

UM DOS POEMAS: "SALVE, TERRA MORENA!"

 

Esse poema foi escrito por Henedina Hugo Rodrigues, mineira de nascimento e sul-matogrossense de coração. Ela é uma das autoras que citamos há pouco.

 

"Salve, terra morena!

 

Tu que vens de longe, ó cansado viandante!

Que tens magoados os pés, dum longo caminhar

Por paragens longínquas... tão distantes...

Descansa em nosso abrigo! a noite vai chegar!

 

Buscas água? – cristalina fonte borbulha sussurrando.

É o amor que buscas? – almas amantes esperando estão,

Sob cúpula estrelada dormirás sonhando,

Em manhãs formosas os sabiás te acordarão.

 

Aqui, amenas brisas murmuram docemente,

Aqui, sempre perene é a vegetação;

Onde a civilização campeia ingente:

Esmeralda rútila engastada no sertão.

 

E quando o sol radioso tua existência vier doirar,

Quando em bonança o teu barco velejar,

Debruça-te osculando a terra hospitaleira

Que vela por tua Pátria, a Pátria brasileira.

 

Que então teus lábios cantem um hino de ternura:

– Salve, Campo Grande – terra morena, ninho acolhedor!

Berço de pioneiros, oásis de ventura!

Onde começa o céu, onde começa o amor!"

 

Rodrigues, Henedina Hugo. In: Revista da Academia Sul-Matogrossense de Letras, v. 2, dez. 2003.

 

MAIS UMA CURIOSIDADE: A TV MORENA

 

Em Campo Grande, a afiliada da TV Globo é a TV Morena. A emissora surgiu de uma história de pioneirismo em trazer transmissões televisivas para o interior do estado, tendo começado em 1963, pelo empresário Ueze Zahran.

 

Não foi viável o projeto de ter torres repetidoras de emissoras paulistas porque houve municípios que não aceitaram ao longo do caminho. Após alguns testes com a população local, a ideia foi de montar uma emissora própria. 

 

Em 24 de dezembro de 1965 inaugurou a TV Morena em Campo Grande. Em 1966, inaugurou a segunda emissora do grupo, a TV Centro América, em Cuiabá, que deu início à Rede Matogrossense de televisão. Mesmo com a divisão política em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em 11 de outubro de 1977, a empresa que hoje é a afiliada global segue como uma única empresa, atuando nos dois estados.

 

DESCUBRA MAIS APELIDOS

 

Não é apenas Campo Grande que se chama por apelidos carinhosos (ou de protesto e sátira). Descubra mais desses apelidos pelo Brasil 👇🏻:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Os apelidos das capitais brasileiras

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários