Conta digital: vale a pena?

 Variedades

 

A conta digital é uma das principais novidades financeiras dos últimos anos. O serviço é oferecido não apenas por fintechs, mas também por bancos tradicionais, que buscam conquistar consumidores cansados da burocracia e dos custos das contas convencionais. Mas como funciona uma conta digital? Será que vale a pena abrir uma?

 

 

Mexendo com a conta digital no celular
[Usando os dispositivos da conta digital. Imagem: Firmbee / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Por que ainda temos tantas pessoas sem conta em banco no Brasil?

 

» Como ficaram os pedidos de empréstimos durante a crise do coronavírus?

 

» Entenda o conceito de liquidez

 

O QUE É UMA CONTA DIGITAL?

 

Uma conta digital nada mais é que uma conta bancária que funciona totalmente on-line. Por meio de dispositivos eletrônicos com acesso à internet, como smartphone ou computador, é possível acessar a conta digital e fazer operações que costumamos fazer no caixa eletrônico, como conferir o saldo, as movimentações, fazer transferências e até recarregar o celular.

 

Além disso, a conta digital conta com os demais recursos da conta convencional, como fazer saques, pagar boletos, receber salário ou benefício, receber transferências e separar o dinheiro numa sessão semelhante à poupança. Há ainda a possibilidade de contratar empréstimos e financiamentos, fazer investimentos e câmbio de moedas.

 

Outro detalhe é que as contas digitais geralmente reúnem características de conta corrente e de poupança, porque além de permitir movimentações financeiras na função débito, a conta digital também faz o dinheiro render, geralmente mais do que a poupança. Isso é possível porque o banco que administra a conta digital repassa ao cliente o rendimento equivalente ao de um título de investimento, como CDB ou CDI.

 

Também é possível sacar dinheiro da sua conta digital e depositar dinheiro nela. Caso a instituição não tenha agência ou caixa eletrônico próprios, o cliente poderá realizar saques em caixas de redes interbancárias, principalmente a rede Banco24Horas, ou em caixas de bancos parceiros. Também é possível fazer depósitos em qualquer banco ou lotérica e endereçar para a sua conta digital via Pix ou TED.

 

Veja também: as 5 melhores contas digitais com cartão para negativado.

 

VANTAGENS E BENEFÍCIOS DA CONTA DIGITAL

 

A principal vantagem das contas digitais é, com certeza, a praticidade de fazer diversas operações sem sair de casa, apenas utilizando um dispositivo eletrônico. Com isso, os clientes não precisam se deslocar até uma agência e enfrentar filas para ter acesso aos serviços que desejam.

 

A menor burocracia das contas digitais já começa no momento da abertura. Normalmente, tudo é feito on-line, da seguinte forma: o cliente baixa um app, fornece algumas informações pessoais, envia fotos de documentos e selfie e assina digitalmente um contrato.

 

Outra grande vantagem das contas digitais é que elas apresentam custos bem menores para os clientes, se comparadas às contas tradicionais. Como as contas digitais têm custos de manutenção muito baixos, as instituições que as administram podem deixar de cobrar diversas taxas, como taxas de transferências DOC e TED e taxa de manutenção.

 

Enquanto algumas contas digitais são totalmente gratuitas, outras dão uma cota de operações gratuitas por mês e cobram por cada operação feita a mais ou oferecem pacotes pagos, com mais operações. Em alguns casos, no entanto, apenas alguns serviços são cobrados. É o caso da conta digital do Nubank, que só cobra pela realização de saques.

 

Confira também: Os 10 melhores bancos digitais com cartão de crédito

 

CONTA DIGITAL X CONTA TRADICIONAL

 

A principal diferença, como já apontamos, é que as contas digitais funcionam totalmente on-line e dispensam o deslocamento até uma agência para a realização da maioria das operações. Por outro lado, muitas contas tradicionais já são acessíveis on-line, por apps ou Internet Banking. Por esses meios é possível, inclusive, realizar operações como conferir o saldo e fazer pagamentos.

 

Outra diferença significativa são as taxas, que costumam ser bem menores em contas digitais. Por outro lado, as taxas de alguns serviços específicos, como saque, podem ser menores em uma conta tradicional.

 

As contas tradicionais ainda apresentam a vantagem de oferecer aos clientes uma gama maior de serviços de empréstimos, financiamentos, investimentos, consórcios e seguros. Porém, a principal vantagem da conta tradicional sobre a digital é justamente a existência de uma estrutura física de atendimento. Especialmente para quem não está muito familiarizado ou tem dificuldade de acessar internet e dispositivos eletrônicos, uma agência física pode oferecer muito mais comodidade e conforto que apps, sites, senhas e telefonemas.

 

Quanto à segurança, no entanto, os clientes não têm com o que se preocupar: contas digitais são tão seguras quanto contas tradicionais. As instituições financeiras contam com sistemas de segurança que protegem as contas contra fraudes e invasões. Os clientes, por seu lado, precisam proteger as suas informações de acesso, principalmente a senha.

 

VALE A PENA TER UMA CONTA DIGITAL?

 

Sim, vale bastante a pena. Como você pôde ver, as contas digitais apresentam diversas vantagens sobre as contas tradicionais e ainda contam com praticamente os mesmos recursos.

 

 

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO PELO JUROS BAIXOS, em espaço para contribuição gentilmente cedido pelo Blog do Mestre. O Juros Baixos é uma plataforma dedicada a facilitar o crédito para os brasileiros. Aqui, além de ter à disposição os mais diversos conteúdos gratuitos sobre educação financeira, você também tem acesso a:

 

* Simulador de empréstimos

* Comparador de cartão de crédito

* Cursos de educação financeira

* Serviço exclusivo de consultoria financeira

* E muito mais...

.

 

VEM AÍ O OPEN BANKING

 

Os pagamentos instantâneos via Pix já chegaram, mas ainda há outra grande novidade. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você fica sabendo o que é o tão falado Open Banking:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Open Banking e os pagamentos instantâneos

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários