Significados das bandeiras (01) - Estado do Rio Grande do Sul

Curiosidades

O Blog do Mestre está iniciando uma série de posts com os significados das bandeiras, que representam não só um pedaço de pano hasteado ao som de um hino, mas trazem toda a história de um povo. Por primeiro, serão apresentadas as bandeiras estaduais, após as bandeiras de diferentes países pelo mundo.

A bandeira do estado do Rio Grande do Sul possui forte influência maçônica, cujos traços possuem ligação direta com este fato, principalmente no escudo de armas.

RS
[Imagem: Wikipedia]


As estrelas amarelas apontadas para cima representamo homem perfeito, invocando as referências celestes e as mais valiosas virtudes humanas. Já os ramos centrais do brasão não são uma unanimidade quanto à espécie, porém estudiosos acreditam ser de acácia, que representa, para os maçons, a imortalidade da alma e a sua essência.

As duas colunas remetem ao templo do grande e sábio Salomão, sendo que uma representa a moral, a outra o apoio. E juntas, a beleza. Já o losango central seria a representação oculta de dois triângulos equiláteros juntos, cujo significado de um triângulo equilátero para a maçonaria é de uma série de coisas, como fé, esperança e caridade.

A Revolução Francesa foi bastante inspiradora nos ideais Farroupilhas de modo que 'Igualdade', 'Liberdade', 'Humanidade', presentes da faixa contida logo abaixo dos demais elementos do brasão é fruto desta inspiração. Cada um dos ideais recebe destaque individual, como três forças diferentes e conjuntas pelo todo da faixa.

Todas as influências maçônicas se devem ao idealizador José Mariano de Matos e desenhada por Bernardo Pires, coronel e major, respectivamente, e ambos pertencentes à maçonaria. As cores da bandeira, representadas também no brasão, são as cores da bandeira brasileira separadas por uma marca revolucionária, dada pela faixa vermelha.






GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários