A liquidez e o uso do dinheiro.

Utilidades



Dizem que dinheiro na mão é vendaval, ou que dá coceira na mão e logo a gente precisa se desfazer dele. Isso não deixa de ser verdade afinal, mesmo considerando investimentos, o dinheiro recebido precisa ter um destino e, de preferência, que lhe faça render frutos. Mas, que destino vai ser esse? Um critério para a escolha pode ser a liquidez.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/10/Liquidez.Dinheiro.Utilidades.html
[Imagem: stevepb/Pixabay]



O QUE É A LIQUIDEZ?


Liquidez é a velocidade com que se consegue transformar algum ativo (investimento, casa, carro, móveis e utilidades, equipamentos, etc.) em dinheiro. Alguns ativos proporcionam alta liquidez, como conta poupança ou tesouro Selic, que em um, dois ou três dias te permitem estar com o dinheiro na mão.

Outros possuem liquidez menor, como uma casa. Por mais que você tenha um imóvel em boa localização, a concretização da venda pode ocorrer após meses de tentativas.

COISAS QUE COMPRAMOS


Nós vivemos em um regime econômico onde tudo se converte a uma ou mais moedas, e se busca ou lucro ou superávit nas atividades, que é o capitalismo. Mesmo sem querer, somos inundados com propostas para comprar algo o tempo todo, seja por necessidade, seja para ajudar uma causa, seja para status.

Essa condição pode fazer com que compremos coisas sem refletir de sua real importância. Esses ativos, após o uso, podem ter algum valor, mas menor do que o original (depreciação) ou serem muito difíceis de vender, virando em nada.

Alguns exemplos de bens assim seriam carros novos ou roupas diversas. Se você compra na loja e depois se desagrada, é difícil achar algum comprador depois. O mesmo vale para aqueles itens que se usa por períodos determinados, como um jaleco para uma disciplina de graduação fora de cursos como Química ou Ciências biológicas e da saúde.

É bem importante avaliar a compra de cada bem, pois depois da compra ele não possui a mesma liquidez do dinheiro vivo. Impulso é inimigo!

A ESCOLHA DOS INVESTIMENTOS


Quando falamos em liquidez, é importante pensar que você pode aumentá-la vendendo um ativo por preço menor do que o valor do bem, mas isso é indesejado. Assim, pode ser interessante parar e pensar no que investir.

Isso não significa que você deva deixar de comprar um imóvel para deixar todo o seu dinheiro em Tesouro Direto, nem aplicar todo o dinheiro em uma coisa só.

O importante é você saber o quanto você precisa de imediato em situações difíceis (veja mais no link sobre Reserva de Emergência). Esse dinheiro deve estar em algo com alta liquidez.

Por outro lado, o restante de seu dinheiro pode ficar em aplicações de diferentes níveis de liquidez. Essa pode ser uma boa estratégia, da qual falaremos a seguir.

RENTABILIDADE


A rentabilidade de investimentos é definida por inúmeras variáveis, como o risco e o tempo de aplicação. Em geral, investimentos mais longos tendem a remunerar mais, pois você ficaria mais tempo sem a disponibilidade do recurso.

O Tesouro Direto, por exemplo, remunera mais em prazos maiores de vencimento, e possui liquidez boa. O único fato importante é que a venda antecipada é por preços de mercado, maiores ou menores.

Já o LCI (Letra de Crédito Imobiliário), por exemplo, pode pagar boas taxas, maiores também para prazos mais longos, e sem Imposto de Renda. O problema é que, na maioria dos casos, a liquidez é baixa, pois você só pode retirar seu dinheiro no vencimento.

Nesses dois exemplos se observa que liquidez não é diretamente relacionada com a rentabilidade. Pode haver casos de maior e menor rentabilidade com maiores ou menores liquidezes. Fundos de investimento, por exemplo, podem ter liquidez alta, alta rentabilidade e alto risco...

USANDO O DINHEIRO COM CONSCIÊNCIA


Sabendo como funcionam aspectos como demanda de dinheiro, riscos, liquidez, rentabilidade e tantas outras variáveis, você consegue montar uma carteira de investimentos com consciência. Isso faz com que você aumente seus ganhos e não sofra apertos no futuro.


👉 E ainda mais para você: Comparando preços


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários