O que é o IOF? Sobre o que ele incide?


Variedades


O Imposto sobre Operações Financeiras é cobrado, de acordo com seu nome, em alguns tipos de operações que envolvam montantes de dinheiro. Essas operações englobam alguns investimentos, crédito, câmbio e seguros.

Esse imposto funciona como um regulador da economia nacional. É importante contar com a parcela de IOF em alguns tipos de financiamento, que podem elevar custos de financiamento, ao avaliar seu impacto no orçamento. Em geral, em cartões de loja, o IOF não incide.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/05/ImpostoSobreOperacoesFinanceiras.Variedades.html
[Imagem: kropekk_pl/Pixabay]



Vamos ver mais alguns casos em que ocorre a cobrança de IOF:

Nos rendimentos de contas digitais (modalidade de conta de pagamento)


As contas digitais (ou "carteiras" para alguns aplicativos) são contas de pagamento e, em geral, têm sido oferecidas com rendimento bruto igual à CDI, descontando-se IR e IOF sobre o rendimento. Mesmo com esses descontos, ainda rendem mais do que a poupança. IOF deixa de ser cobrado com mais de um mês de aplicação do dinheiro. Exemplos: NuConta, Picpay, Mercado Pago...)

Investimentos de renda fixa


Para investimentos como o Tesouro Direto, onde há liquidez imediata, retiradas em período inferior a um mês fazem incidir IOF.

Compras internacionais com cartão de crédito.


Em viagens ou compras em sites internacionais, onde há a conversão de valores  de outra moeda para o real (câmbio) incide IOF, calculado sobre o valor consolidado da compra (após comprar, passam-se alguns dias em que a compra fica em processamento até fechar seu valor definitivo).

Cheque especial


Possui atualização diária do valor devido, sendo uma das taxas totais mais caras do mercado. Só de IOF é 0,38 % ao dia.

Seguros


Os seguros também possuem incidência de IOF. Numa visão leiga, não seria uma compra qualquer com crédito ou empréstimo, mas um serviço que não envolve só valores, mas assistência e outros itens, e que ainda assim figura sobre as condições de taxação. Os valores podem ir da média de 7,38 % a 25 %.


👉 E ainda mais para você: Usando o cartão como dinheiro



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários