O que é o terceiro setor?

Variedades


Quaisquer entidades, sejam elas o governo, comércios, indústrias, igrejas, associações ou ONG's, dentro de nosso modelo econômico, irão movimentar quantias em dinheiro. A diferença estará na forma e finalidade com que cada uma maneja seus recursos.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/10/TerceiroSetor.OQueE.Variedades.html
[Imagem: Eu quero investir]



Governo e comércio compõem o primeiro e segundo setores. O governo não realiza atividade visando lucro, arrecadando impostos para prestar serviços. Já o comércio e indústria buscam gerar riqueza além do que lhes custa funcionar.

O terceiro setor é composto por todas aquelas entidades que possuem alguma finalidade, como causa social, cultural ou religiosa, não visando o lucro. Nesses casos, com a realização de eventos ou por contribuições, o que se busca é o superávit, ou seja, que haja dinheiro suficiente para que a instituição se torne sustentável e sobre um pouco para projetos futuros.

No caso das igrejas, existem isenções fiscais, conhecida a natureza da vivência por doações e o caráter de oscilação da receita. O dízimo é estimulado como forma de sustentar as obras da Igreja e programas na comunidade, mas só o da celebração não basta!

Para as ONG's e sindicatos há um propósito de existir. O dinheiro só pode ser usado para esse fim e plenamente justificado aos membros. Essa transparência é importante para não deixar margem para dúvidas e fazer com que o objetivo comum seja plenamente alcançado.

Para fins contábeis, as declarações de bens são diferenciadas para o terceiro setor. Devem ser seguidas as disposições da ITG 2002.


👉 E ainda mais para você: Compre do pequeno



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários