Como aprender a ser capitalista

História


Num modelo de sociedade capitalista, todas as atividades precisam levar a um pouco mais de dinheiro do que havia inicialmente, mesmo que não visem o lucro, para poder ser sustentáveis a longo prazo. Isso precisa ficar claro desde a infância, onde crianças aprendem que precisam se esforçar para comprar algo ou mesmo manter o lazer, na forma de uma mesada. Mas... e se você precisasse aprender isso só depois de idoso?

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/08/TransicaoParaOCapitalismo.Historia.html
[Imagem: E-konomista]



Foi isso que aconteceu com a Rússia em 1991. A transição para o mundo capitalista incluiu competitividade, inovação e melhoria em setores produtivos, mas trouxe o malefício da desigualdade mais acentuada e pessoas despreparadas para se sustentar.

O jornalista Marcelo Courege, durante a Copa do Mundo da Rússia, relatou no programa Mais Você essa realidade ao conhecer uma senhora que vendia utensílios de casa, como xícaras, para garantir seu sustento. Mesmo dependendo daquilo para viver, ela ofereceu uma xícara de presente ao jornalista, em gratidão a atenção dispensada, fato que o emocionou.

Não é impossível recomeçar aos 50, 60 anos. O fato é que o sistema sócio-político-econômico não dava espaço para produzir pessoas inovadoras, exceto para fins militares.

Cuba está começando a viver essa fase com mudanças em suas Leis, após anos de governo de Fidel Castro e de seu irmão. Está ocorrendo a abertura capitalista, mas dentro de restrições, como o limite de uma empresa por pessoa.

Outros países capitalistas, mesmo que nunca tenham passado pelo socialismo, tentam mecanismos para conter a desigualdade social. Uns optam pelo ajuste de impostos por renda ou heranças.

O Brasil, atua distribuindo recursos de modo controverso, dando auxílios minúsculos a eleitores dependentes de benefício, sem serem reinseridos na economia. E, para outros cargos, infla o salário com auxílios gordos, sufocando as contas de governo.

Em ambos os casos, há a vivência do capitalismo, mas aquele princípio básico precisa ser reaprendido, assim como na Rússia e Cuba. E é um aprendizado longo, mas importante.






GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários