Significados das bandeiras (31) – Bandeira da Rússia

Curiosidades


A Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial. Foi ainda maior um dia, quando ainda era um laboratório experimental do socialismo na forma da URSS, que não foi aplicado conforme idealizado, bem como a corrupção estatal ajudou em sua inviabilização. O capitalismo, modelo que se consolidou com a liderança dos EUA, também possui seus defeitos, alguns comuns a ambos e outros diferentes.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/05/BandeiraDaRussia.Bandeiras.Curiosidades.html
[Imagem: Geo5]



Não se quer aqui apenas fazer julgamento de valor entre sistemas sócio-político-econômicos. Mas é que não foi só a mudança política que aconteceu na Rússia e na Confederação dos Estados Independentes. O estabelecimento do novo modelo de governo significa adotar nova filosofia, o que leva até mesmo à mudança da bandeira.

A bandeira russa tornou-se oficial em 22 de agosto de 1991. Este foi o mesmo ano do fim da URSS, onde foi estabelecido o modelo de governo que se mantém até hoje.

Em proporções, a bandeira russa possui três módulos de comprimento por dois módulos de altura. São três faixas de igual largura, nas cores branca, azul e vermelha, de cima para baixo.

A primeira, na cor branca, representa a liberdade e a independência. A cor azul representa Nossa Senhora de Kazan, padroeira russa. Já o vermelho significa o poder do estado, tendo permanecido mesmo após o retorno capitalista. O que sumiu, claramente, foi a presença dos elementos socialistas (foice e martelo), o que seria esperado após o fim do regime.


👉 E ainda mais para você: Bandeira dos EUA



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários