Reserva de emergência


Variedades


Um passo básico em qualquer orçamento pessoal ou familiar é o de gastar menos do que se ganha. A partir disso, é possível formar algumas reservas de dinheiro, com finalidades específicas. Uma delas é a reserva de emergência.


https://www.oblogdomestre.com.br/2018/12/ReservaDeEmergencia.Variedades.utilidades.html
[Imagem: geralt/Pixabay]




Imprevistos sempre acontecem, como uma cirurgia, multas, demissão e outros. E a reserva de emergência será aquele dinheiro que você manterá guardado para atender a essas características.

Quando começar a guardar dinheiro (podem ser valores pequenos no começo), tenha em mente que o primeiro objetivo é justamente formar a reserva de emergência. Depois você começa a guardar valores para compras anuais ou para a aposentadoria. Recomenda-se manter até sete meses da receita familiar guardados.

Quando a situação exigir mais dinheiro, você precisa recorrer a outros valores. Podem ser as outras reservas, desfazer-se de algum bem ou tentar levantar (se for pouca diferença) com um serviço extra. Em último caso se deve contrair empréstimos.

O interessante é que sempre haja rendimento sobre quaisquer valores que não estejam no colchão. Por outro lado, como reserva de emergência, o dinheiro precisa ter disponibilidade facilitada.

Assim, a reserva de emergência pode ser uma conta bancária como a poupança ou conta digital. Outras aplicações que não tenham liquidez diária são mais rentáveis, mas não atendem ao objetivo de "apagar-incêndio", devendo ser usadas para fazer patrimônio crescer.


👉 E ainda mais para você: Fazendo uma boa compra



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários