Não caia no conto do namorado estrangeiro! 💔💸💰

Cultura e Comportamento


Ei, você! Olhe para o lado e veja aquela pessoa cujo coração pode parecer estar vazio e fechado para novos relacionamentos. Aquela tia que você pensa estar feliz por conta de ser avó, ter vida ativa com emprego e muitas coisas do que se ocupar. Pode ser que mais alguém esteja prestando atenção nela, e isso pode ser um golpe!


https://www.oblogdomestre.com.br/2018/08/ContoDoNamoradoVirtual.CulturaEComportamento.html
[Imagem: Blog Simone Galib]



Quem nasceu num tempo onde a tecnologia não era algo tão presente em nossas vidas, com um sinal de wi-fi em cada casa, pode não ter a mesma formação e experiência para lidar com redes sociais que os jovens de 25 a 30 anos possuem. Costuma-se falar que os pais precisam monitorar os filhos pequenos dos riscos que correm ao falar com desconhecidos, mas é esquecido que adultos podem estar desprotegidos por não saber reconhecer alguns perigos.

Quadrilhas de bandidos estão se identificando como um homem cinquentão, bem-sucedido e até mesmo galã. Ele, de repente, começa a conversar com esta nossa tia ou avó, dizer que está insatisfeito com sua vida e que deseja vir para o Brasil. Manda imagens no Messenger ou, depois que consegue o número de telefone, via WhatsApp, com flores e declarações de amor.

Quando a confiança ou até mesmo o sentimento estão ganhos, fala que irá mandar uma mala cheia de ouro para poder construir uma casa por aqui. Depois, outra pessoa manda mensagem para sua amada virtual pedindo dinheiro para a liberação dessa mala, porque senão ela será presa pela Polícia Federal.

A nossa tia ou avó não percebe que as imagens são daquelas bem furrecas, que a gente vê nos buscadores da internet, compartilhadas nas redes sociais, com corações brilhantes ou fundos brancos, coisa que uma foto original não traria. Sem contar que uma pessoa bem-intencionada não mandaria mala – declararia a origem do dinheiro e transferiria por conta bancária, ou outro mecanismo pertinente.

O fato é que o golpista recupera a autoestima de mulheres que pareciam estar mortas para o amor, que os outros não enxergavam. E elas, com sentimento à flor-da-pele, deixam-se influenciar por desculpas esfarrapadas e um pedido de dinheiro.

A maioria dá pistas, mas não conta do que planeja fazer. Umas sacam quantias gordas de suas economias, enquanto outras fazem empréstimos altos para evitar a suposta prisão. Os pedidos de dinheiro são insistentes, mas feitos por um celular com prefixo estrangeiro. Além da prisão, podem surgir desculpas como heranças ou algum projeto pessoal.

Há alguns relatos mais graves, noticiados em veículos de comunicação respeitados, de mulheres que são executadas, após entregar todo o dinheiro e ir para o exterior. Esse é um alarme maior, em geral o crime ocorre com a perda de quantias altas de dinheiro, a vergonha e a desilusão de uma mulher que se apaixonou e foi enganada.

A família precisa ficar atenta quando perceber algum comportamento estranho. E qualquer pessoa que usar redes sociais, precisa ficar desconfiada de convites de pessoas estranhas, de longe e que você nunca tenha entrado em contato – vai que você viajou ao exterior e conheceu alguma amizade – aí tudo bem... mas receber juras de alguém que não quer mostrar o rosto, não pode! Os golpistas se esquivam de fazer chamadas de vídeo, e em algum momento entram em contradição.

O cuidado para não cair no “golpe do amor” ou o “conto do namorado estrangeiro” deve ser tomado sempre no meio virtual. Infelizmente, esse ainda é um crime que dificilmente leva à cadeia, e os prejuízos financeiros e psicológicos são muito grandes.


👉 E ainda mais para você: Fazendo uma boa compra



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários