O que são os Fundos Imobiliários?

 Dinheiro

 

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são uma modalidade de investimento no mercado imobiliário, que pagam rendimentos mensais, isentos de Imposto de Renda, proporcionalmente às cotas que os investidores comprarem. Nesse artigo, vamos entender melhor como que funcionam!

 

 

Vários imóveis na cidade, que não cresceram com dinheiro de uma pessoa só
[Vários imóveis que poderiam ser de um Fundo. Imagem: cegoh / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como uma empresa entra na bolsa de valores?

 

» Três dicas simples para sua independência financeira

 

» Opções de crédito para quem tem score baixo

 

 

DE ONDE VÊM OS RENDIMENTOS?

 

Os rendimentos vêm de imóveis que pertencem ao FII e são locados. Mensalmente, o pagamento dessas locações é distribuído aos cotistas e cobre os custos de administração do próprio fundo.

 

Esses imóveis podem ser os mais diversos: hospitais, shoppings, lajes corporativas ou prédios de escritórios, galpões logísticos e outros. A sede paulista da TV Globo, por exemplo, é um ativo do FII VINO11. Também podem vir rendimentos da compra de ativos relacionados ao mercado imobiliário pelos FIIs, como CRIs.

 

 

COMO QUE EU FAÇO PARA COMPRAR?

 

A compra de cotas de fundos imobiliários pode ser feita por meio de uma corretora de valores credenciada na Bolsa B3. Além das tarifas da B3 (geralmente de centavos por cota), pode haver, ou não, tarifas da corretora em cada transação. O custo é variado, podendo ser em torno de R$ 10,00, até os R$ 200,00 a cada cota, sendo precificado para cada fundo.

 

NÃO É MELHOR TER IMÓVEIS E ALUGAR DE FORMA PARTICULAR? QUAL O RISCO?

 

Depende do seu capital disponível e da sua forma de tratar seus bens e recursos. Um imóvel próprio exige mais recursos para construção ou compra, administração (quem será inquilino, manutenção e reforma, eventual CNPJ se você tiver alguns) e todo o cuidado sendo do proprietário. Quem tem expertise ou recursos pode preferir essa forma de investimento, podendo ganhar no aluguel ou em eventual valorização do imóvel numa venda futura.

 

Nos FIIs você também investe em imóveis, mas não tem todo o trabalho de mantê-los, o que é feito por uma administração profissional. Se precisar do dinheiro, a liquidez da cota é muito superior à do imóvel todo: é mais fácil vender algo de cem reais do que um bem de valor de dezenas a centenas de milhares de reais.

 

COMO SE SABE O QUANTO QUE VALE UMA COTA?

 

É trabalho de Engenheiros e Arquitetos a avaliação de imóveis. Periodicamente, empresas desses profissionais são contratadas para emitir laudos de avaliação que descrevem os imóveis do fundo. As cotas terão proporcionalidade com essa avaliação e, como a cota é um bem vendido no mercado, também há influência da oferta e procura.

 

COMO FUNCIONA A ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA?

 

Todos os rendimentos mensais, depositados na conta do cotista na corretora, não têm desconto de IR. Esse desconto pode ocorrer na venda das cotas, quando houver lucro. Se a cota for vendida por menos do que foi pago para comprar, o que é um risco em momentos econômicos ruins, não há IR na venda também.

 

INFORMAÇÃO PARA CRESCER NAS FINANÇAS

 

Ao falar em investimentos, pensamos em gerar renda passiva, não perder poder de compra e ganhar o futuro, mas como fazer? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você vê uma bela dica de leitura para saber mais sobre sua aposentadoria e sua vida financeira:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Adeus, aposentadoria, de Gustavo Cerbasi

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários