Dinheiro

 

Atualmente não é apenas a negativação de nomes que afeta a possibilidade de se alcançar um bom empréstimo pessoal. A pontuação de sistemas de cadastro positivo, afinal, também se tornou um importante requisito. Ela ajuda na delimitação de uma imagem para o consumidor, isto é, demonstrar para uma empresa de crédito se este é um bom pagador ou não, o que pode aumentar ou diminuir suas chances de conseguir um bom empréstimo on-line.

 

Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo e confira como o score de crédito influencia na sua vida financeira. Igualmente, veja opções de empréstimo mesmo para pontuação baixa e como melhorar seu score.

 


Recebendo o dinheiro do empréstimo
[Tomando empréstimo. Imagem: Karolina Grabowska / Pexels]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Pedidos de empréstimos durante a crise do coronavírus

 

» O pensamento disruptivo

 

» Empréstimo para autônomo: como funciona?

 

COMO FUNCIONA O SCORE DE CRÉDITO?

 

Score nada mais é do que pontuação. Assim, quando falamos em score de crédito estamos falando em pontos que cidadãos (conforme CPF) e empresas (conforme CNPJ) possuem. E ela é formada de acordo com as suas contas contratadas e pagas, isto é, para cada dívida que você contrata e paga em dia, até a data de vencimento, ele considera pontos.

 

Esses pontos se somam para, ao final, formar seu score. Ele se desenvolve com o tempo e se baseia, então, nos seus hábitos de pagamento. Por exemplo, ao pagar até a data de vencimento a sua conta de energia elétrica, assinatura de TV paga e outras, está contribuindo para o seu score. Diferentemente da negativação do SPC e Serasa, então, aqui se contam as dívidas que são pagas em dia, e não aquelas que não foram pagas.

 

Aliás, a pontuação do score de crédito também é disposta nas plataformas do SPC e Serasa. Para isso, o primeiro possui o Consumidor Positivo e o segundo conta com o Cadastro Positivo. Ambos possuem a mesma função.

 

Por fim, antes de vermos como isso afeta o empréstimo pessoal, cabe esclarecer que o score de crédito tem três classificações. A primeira é para até 300 pontos, que é baixo. O segundo, entre 300 e 700, médio. O último, então, é acima de 700, considerado alto.

 

POR QUE ELE É VERIFICADO PELAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS?

 

Porque ele é importante na avaliação de qual é o risco que se contrata ao conceder crédito (empréstimo ou cartão de crédito, por exemplo) para um cliente. Por isso, tornou-se uma das informações mais relevantes ao conceder crédito.

 

Além disso, o score auxilia em outras duas funções. Primeiramente, a comprovar renda para quem não tem como comprová-la. Em segundo lugar porque vai além da existência de dívidas. Muitas vezes pessoas negativadas possuem um bom comportamento de pagamentos, apenas tendo uma exceção no currículo.

 

Como falamos acima, um score pode ser baixo, médio ou alto. Assim, quando uma empresa analisa um pedido de empréstimo pessoal, empréstimo com garantia, empréstimo para autônomo ou de outro tipo, considera a pontuação do cliente para saber se há possibilidade de que ele honre as parcelas e quais são os riscos. Assim, cada faixa de pontos apresenta um risco, veja:

 

* Pontuação baixa: oferece alto risco à financeira, pois não demonstra um bom comportamento de pagamentos;

* Pontuação média: risco baixo;

* Pontuação alta: risco baixíssimo de não quitar as parcelas.

 

É por isso que um empréstimo on-line também analisa o score de crédito antes de concedê-lo. Essas pontuações são uma fonte de informações para as empresas e atuam em favor da segurança delas.

 

É POSSÍVEL CONSEGUIR CRÉDITO MESMO COM SCORE BAIXO?

 

Sim. Embora o score baixo limite o número de opções e de boas condições ao crédito, ainda assim é possível conseguir empréstimo pessoal e outros. Portanto, saiba que uma baixa pontuação não significa a inexistência de alternativas.

 

O que ocorre, somente, é que elas são menos atrativas do que aquelas que se apresentam às altas pontuações no Cadastro Positivo. Por isso, mesmo que haja opções, é interessante trabalhar em prol da melhora do seu score.

 

Abaixo, confira opções imediatas de empréstimo online para quem está com score baixo. Logo em seguida, então, veja dicas de como aumentar sua pontuação, o que é essencial para garantir, no futuro, melhor alternativas de crédito.

 

CONFIRA OPÇÕES DE CRÉDITO PARA QUEM TEM SCORE BAIXO

 

Confira três opções de empréstimo para quem tem pontuação baixa em cadastros como Consumidor Positivo:

 

Empréstimo pessoal

 

A primeira opção é o empréstimo pessoal para quem tem baixo score. Ele costuma ter as maiores taxas de juros. Isso ocorre porque aqui não se oferece uma garantia que possa dar maior confiança à financeira que já lida com um score duvidoso.

 

Empréstimo com garantia

 

Outra opção de empréstimo on-line para quem tem score baixo é o crédito com garantia. Aqui é possível oferecer um imóvel ou veículo como garantia ao crédito. Com isso, a empresa assume menos risco, afinal, em caso de não cumprimento de pagamento das parcelas, ela pode tomar a posse e propriedade do bem em garantia.

 

Com isso, o oferecimento de bem para garantir o empréstimo pessoal auxilia a limitar o risco que o score baixo representaria. Igualmente, torna as taxas de juros mais baixas e as condições de pagamento mais atrativas.

 

Empréstimo consignado

 

Por fim, quem tem score baixo pode se valer do empréstimo consignado. Ele é como se fosse uma ação com garantia, mas essa se ilustra no salário mensal, ou seja, é a remuneração que garante a dívida.

 

Assim, antes de o salário ser repassado ao trabalhador há o desconto da parcela mensal do empréstimo, o que também limita o risco. Pode ser contratado por beneficiários da Previdência Social (INSS), servidores públicos e trabalhadores formais.

 

COMO AUMENTAR O SCORE?

 

Ainda, veja como aumentar seu score e garantir melhores opções de empréstimo online:

 

* Pague suas contas em dia, antes do vencimento;

* Mantenha seus dados sempre completos e atualizados;

* Negocie suas dívidas em atraso;

* Não peça mais de um crédito ao mesmo tempo.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Como vimos, o score influencia muito na concessão de boas condições de crédito. Por isso, não deixe de seguir nossas dicas para manter sua pontuação sempre em alta e, assim, contar com menores taxas de juros e melhores condições de pagamento.

.

 

 

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO PELO JUROS BAIXOS, em espaço para contribuição gentilmente cedido pelo Blog do Mestre. Nesse portal você pode saber mais sobre empréstimos, dinheiro e vida financeira em geral.

 

ONDE MESMO É COBRADO O IOF?

 

Quando falamos em operações de crédito, o IOF é um imposto-chave nessa conta. Na sugestão da linha azul 👇🏻, você relembra um post onde explicamos quais operações pagam esse imposto, que recentemente teve aumento aprovado até o final de 2021:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que é o IOF? Sobre o que ele incide?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!