Três dicas simples para sua independência financeira

 Dinheiro

 

A independência financeira é o sonho de muitos brasileiros. Infelizmente, a maioria de nós vive com um orçamento que não dá conta de todas as nossas necessidades ou, o que é ainda mais comum, não dá conta de concretizar nossos sonhos e projetos.

 

Estamos falando, portanto, de ter uma vida confortável, sem se preocupar com os problemas financeiros que normalmente tiram o nosso sono. Mas como conquistar isso? Pode parecer muito difícil, mas algumas dicas simples podem te ajudar a chegar lá. É sobre elas que falaremos aqui.

 

Casal feliz em viagem
[Viagens estão nas fases mais altas da independência financeira. Imagem: Juros Baixos / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Fazendo uma boa compra

 

» Usando cartão como dinheiro

 

» Juros e inflação são a mesma coisa?

 

O QUE É A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA?

 

A independência financeira diz respeito a algumas condições que tornam uma vida confortável e livre de problemas financeiros. Primeiramente, é importante que o seu orçamento atenda não apenas às suas necessidades básicas, como moradia, alimentação e transporte, mas também te permita estar preparado para emergências e ter uma vida confortável e até luxuosa.

 

Quem é independente financeiramente tem a liberdade de realizar gastos altos, como viagens internacionais, sem ter que abrir mão de coisas essenciais. A seguir, você poderá entender melhor o conceito por meio das diversas fases que o compõem.

 

QUAIS AS CINCO FASES DA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA?

 

A independência financeira pode ser entendida como um processo, que vai da fase mais básica até a fase mais alta. Para progredir nessa escala leva tempo, sendo necessário esforço, paciência e estudo. A primeira fase é aquela em que o indivíduo começa a se tornar independente. Normalmente, trata-se do momento em que saímos da casa dos nossos pais e passamos a pagar nossas contas com o dinheiro do nosso trabalho. Naturalmente, as limitações financeiras nessa fase ainda são muito grandes e é comum cairmos em dívidas.

 

A segunda fase é aquela em que o indivíduo já possui um orçamento suficiente para atender suas necessidades e sabe administrá-lo, de modo que possa viver livre de dívidas. Na terceira fase, avançamos para a condição em que é possível juntar uma reserva de emergência. Ela é importantíssima para nos prevenirmos contra eventuais emergências financeiras.

 

A quarta fase é marcada por maior conforto financeiro, quando conseguimos juntar dinheiro para adquirir bens de grande valor, como imóveis e veículos, e até começar a investir. Nessa fase podemos sair de um emprego e ficar algum tempo sem trabalhar, sem diminuir nosso padrão de vida. Finalmente, na quinta fase, conquistamos a plena independência financeira. Nossos investimentos trazem retorno suficiente para deixarmos de trabalhar e termos uma vida confortável.

 

VEJA TRÊS DICAS SIMPLES PARA ALCANÇAR SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

 

Separamos a seguir as dicas essenciais para quem pretende conquistar a independência financeira.

 

DICA 1: Saiba sua situação atual

 

Primeiramente, é necessário conhecer o funcionamento das suas finanças, a fim de identificar o que está errado e o que pode melhorar. Muitas pessoas não têm tempo, paciência ou mesmo coragem de fazer essa análise. Mantenha um registro de todas as suas despesas, seus ganhos, suas dívidas e os bens que constituem seu patrimônio, além das ferramentas que você usa, ou seja, cartão de crédito e contas bancárias, por exemplo.

 

É preciso entender para onde o seu dinheiro está indo e definir prioridades, ou seja, quais gastos são essenciais e quais não são. O acompanhamento deve ser constante. Separe um dia na semana, por exemplo, para fazer os registros ou use um app de controle financeiro, que é bastante prático e pode ser acessado quando e onde você quiser.

 

DICA 2: Defina aonde quer chegar

 

As metas são essenciais em qualquer planejamento, e com relação à independência financeira não é diferente. Você deve estabelecer metas de longo, médio e curto prazo, e é importante que elas sejam realizáveis e estejam de acordo com seus desejos.

 

Você pode estabelecer como meta de longo prazo, por exemplo, alcançar a independência financeira por meio de investimentos dentro de dez anos. A partir disso, pode estabelecer como meta de médio prazo se livrar das dívidas e começar a investir em até um ano. Por fim, sua meta de curto prazo pode ser poupar determinada quantia a cada mês.

 

Como você pode perceber, suas metas estarão interligadas e orientarão todo seu planejamento. Para conseguir cumprir sua meta mensal de poupança, por exemplo, será importante conhecer o funcionamento do seu orçamento, cortar gastos e, se possível, arranjar novas fontes de renda.

 

DICA 3: Desprenda-se de âncoras financeiras

 

Para alcançar a independência financeira é importante se livrar de alguns obstáculos que travam o seu progresso. O primeiro deles são as dívidas improdutivas e atrasadas.

 

Dívidas podem ser vantajosas, desde que realizadas com planejamento ou como um investimento, quando há retorno financeiro. Já as dívidas para consumo ou que não cabem no seu orçamento devem ser evitadas.

 

Para se livrar das dívidas, o primeiro passo é tentar negociá-las com os credores. Depois, é preciso escolher um método para quitar, como o bola-de-neve, por exemplo, e readequar o seu orçamento.

 

Uma outra alternativa a depender da quantidade de dívidas é usar um empréstimo com juros baixos para quitá-la por completo e ter uma única dívida. É preciso atenção, pois essa estratégia só é válida quando as taxas do empréstimo são menores que a da dívida.

 

Outro elemento que deve ser evitado são os gastos excessivos com bens não essenciais. Especialmente se você estiver nas primeiras fases da independência financeira, é importante reduzir esses gastos, para formar poupança e investir.

 

Por fim, destacamos a importância de adotar uma mentalidade adequada para o progresso. É preciso encarar as suas finanças com maturidade, sempre buscar conhecimento sobre o assunto e pensar no longo prazo.

 

COMECE POR UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO EFICAZ

 

Quando o assunto é finanças pessoais, é sempre muito importante adotar um planejamento adequado aos seus objetivos. Ele deve ser pensado com cuidado e deve ser colocado em prática constantemente. Também deve ser, evidentemente, reajustado conforme as circunstâncias ou os objetivos mudarem.

 

Você pode, inclusive, contratar um profissional para analisar suas finanças e elaborar junto com você um planejamento eficaz. Em todo caso, é sempre importante expandir e reciclar o seu conhecimento sobre o assunto.

 

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO PELO JUROS BAIXOS, em espaço para contribuição gentilmente cedido pelo Blog do Mestre. Nesse portal você pode saber mais sobre empréstimos, dinheiro e vida financeira em geral.

 

EVITE CAIR EM GOLPES

 

Tão importante quanto ganhar dinheiro e saber geri-lo, é preciso estar atento para não cair em golpes. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, falamos mais sobre isso:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Evitando cair em golpes

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários