Evitando cair em golpes

 

 

#FicaADica

 

 

Golpes são algo comum e que acontece todos os dias. É preciso estar atento, pois os criminosos estão por aí, não existindo uma aparência de criminoso, mas sim pessoas que aplicam golpes em outras. Pensando em reduzir o número de golpes e alertar as pessoas sobre eles, a Polícia Civil do RS decidiu criar um app para smartphone e um site paralelo (https://applink.com.br/pcalerta) que apresentam os principais golpes que estão acontecendo. Para quem mora no estado, é possível solicitar o registro de Boletim de Ocorrência (B.O.) diretamente pelo canal.

 

Trouxemos alguns dos golpes apresentados pelo canal da polícia e você poderá conferir dicas de como se proteger deles. Confira:

 

Golpista está deixando a máscara cair
[Os golpistas não usam mais máscaras, mas estão do outro lado da telinha. Imagem: Sammy-Williams/Pixabay]

 

DEPOIS, VOCÊ PODE CONFERIR ESSAS DICAS TAMBÉM

» Como identificar notícias falsas?

 

» Guardando papéis pelo tempo necessário

 

» Cuidados ao movimentar sua conta bancária

 

1. O GOLPE DA TROCA DE CARTÃO

 

Um golpista diz que houve um problema em uma transação. Esse golpista está vestido com alguma roupa ou crachá e parece ser do banco e, ao solicitar o cartão da vítima, troca rapidamente por outro.

 

Existem alguns mecanismos de proteção nos caixas eletrônicos, como a biometria. O grande problema desse tipo de golpe é que se o cartão é de crédito ou de débito, compras indevidas podem serem feitas e isso gerar transtornos.

 

A polícia recomenda que a própria pessoa faça suas transações e, se tiver dificuldades, vá com alguém de sua confiança ao banco. Além disso, pode-se recomendar também que observe bem quem são os funcionários do banco, para reconhecê-los quando necessário.

 

2. PEDIDOS DE DINHEIRO VIA WHATSAPP

 

O WhatsApp é um aplicativo utilizado por muitas pessoas e de todas as faixas etárias, com os mais diferentes níveis de conhecimento no mundo digital. Tamanho alcance também o faz ser meio para golpes dos mais variados tipos.

 

Os golpistas fazem algum tipo de “sorteio” ou outra desculpa e pedem o número de telefone da pessoa. Instalam o WhatsApp nos seus celulares, e um SMS com um código é mandado para o celular da vítima, proprietária daquele número. Os golpistas pedem aquele código, acessam o WhatsApp e começam a pedir dinheiro para os contatos da pessoa que sofreu o golpe, e essas pessoas eventualmente acreditam nesse pedido.

 

A Polícia Civil do RS recomenda que se ative a autenticação em dois fatores. Esse recurso é uma senha a mais e ajuda a impedir esse golpe. Também é mencionado que nenhuma promoção ou cadastro pode pedir códigos pessoais: leia os SMS com cuidado, não mande esses códigos!

 

Se o golpe foi efetivado, deve-se fazer as denúncias ao WhatsApp e buscar o bloqueio da conta. A polícia deve ser notificada via B.O.

 

As pessoas que recebem mensagens também precisam estar atentas. Pedidos inusitados de dinheiro não podem ser feitos por via digital e, na dúvida, deve-se ligar por outro meio, ou da forma convencional.

 

3. FOTOS ÍNTIMAS E PEDOFILIA

 

De ambos os sexos, mas principalmente homens mais velhos e casados recebem solicitações de amizade (em redes sociais) de jovens (que na verdade são os farsantes). Após, a vítima recebe supostas fotos íntimas e é solicitada a fazer o mesmo. O desfecho do golpe seria um suposto pai que diz que a jovem é menor de idade e pede dinheiro para não denunciar o crime ou, eventualmente, a divulgação das fotos íntimas.

 

A Polícia Civil do RS recomenda ter cuidado com solicitações de amizade de pessoas estranhas e mensagens suspeitas. Pedofilia é coisa séria, um crime, e mensagens com menores (ou perfis que parecem serem de menores de idade) merecem atenção.

 

4. QUEBROU O CARRO DE UM PARENTE

 

Um(a) golpista liga para um determinado telefone, fala que ficou empenhado(a) no caminho e que precisa de dinheiro para mecânica, borracharia ou algo similar. Essas pessoas não sabem o nome de quem estão ligando, e atiram-verde e acabam sabendo nomes e se fazendo passar por alguém da família mesmo.

 

A Polícia Civil do RS recomenda que não se envie dinheiro de forma alguma, e que, na dúvida, desligue-se o telefone, busque-se o contato da pessoa e então tente-se ligar diretamente a quem estaria pedindo ajuda. O fato de ligar e desligar ajuda bastante e evita mandar dinheiro a desconhecidos.

 

5. MAIS CRIMES COMUNS

 

Com a criação do portal e do app “PC Alerta”, a Polícia Civil atuou de forma educativa e facilitou o caminho. É muito importante que novos golpes sejam comunicados à polícia e registrados, para que novas pessoas não sejam atingidas e, futuramente, a Polícia alerte outras pessoas.

 

UMA TENDÊNCIA SEM GOLPES, O BRECHÓ DE LUXO!

 

Mesmo que de forma virtual e com as malas em casa, os brechós de luxo são uma tendência e isso não é golpe! Na postagem que trouxemos para você, veja o que falamos sobre os brechós de luxo e os porquês de pensar em comprar de um (clique no link da barra azul 👇🏻)!

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários