O que significa o Produto Interno Bruto (PIB)?

 História

 

Um indicador muito utilizado para representar as economias dos países é o Produto Interno Bruto (PIB), ou em inglês, Gross Domestic Product (GDP). Vamos entender mais o que ele significa e o que entra em seu cálculo? Também vamos ver alguns dados do Brasil logo após.

 


Falando de Produto Interno Bruto (PIB ou GDP)
[Produto Interno Bruto sendo explicado em livro. Imagem: Ramon M / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Sistemas de indicadores

 

» Agregando valor

 

» Quais são os maiores países do mundo?

 

O QUE É O PIB?

 

O PIB, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma cidade, estado ou país, podendo ser expresso na moeda do país ou, em comparativos, em uma moeda padrão. Ainda segundo o IBGE, o PIB brasileiro foi de de R$ 7.400.000.000,00 (sete trilhões e quatrocentos bilhões de reais) no ano de 2020.

 

A contagem de bens e serviços considera suas formas finais, como comercializados. Se o grão virou farinha e depois virou um bolo, contará a riqueza correspondente ao bolo para o PIB, pois ela remunerou toda a cadeia produtiva até ali. Nisso fica evidente uma característica do PIB de geração de riqueza em um período, não de poupança ou de patrimônio, que podem não se converter em produtos e serviços comprados naquele ano.

 

O IBGE aponta vários indicadores que ajudam a definir o PIB:

 

* Balanço de Pagamentos (Banco Central).

* Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica - DIPJ (Secretaria da Receita Federal).

* Índice de Preços ao Produtor Amplo - IPA (FGV).

* Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA (IBGE).

* Produção Agrícola Municipal - PAM - (IBGE).

* Pesquisa Anual de Comércio - PAC (IBGE).

* Pesquisa Anual de Serviços - PAS (IBGE).

* Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF (IBGE).

* Pesquisa Industrial Anual - Empresa - PIA-Empresa (IBGE).

* Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física - PIM-PF (IBGE).

* Pesquisa Mensal de Comércio - PMC (IBGE).

* Pesquisa Mensal de Serviços - PMS (IBGE).

 

Com o PIB calculado, pode-se verificar sua evolução ano a ano, ou trimestre a trimestre, e saber como a geração de riqueza e crescimento estão acontecendo numa região. As economias mundiais são comparadas com base em seu PIB e, para entender a distribuição média dessa riqueza proporcionalmente à população, existe o PIB per capita.

 

EVOLUÇÃO DO PIB DO BRASIL

 

Estamos reunindo alguns infográficos do Banco Mundial (World Bank) para entendermos melhor a dinâmica do PIB no Brasil e sua evolução nos últimos sessenta anos. Começando pela variação anual, o PIB teve variações positivas e negativas em anos consecutivos, havendo bons números em termos de variações em governos de diferentes vertentes, e em períodos de crise político-econômicas e maiores turbulências, quedas no PIB.

 

[Variação anual do Produto Interno Bruto do Brasil. Infográfico: Banco Mundial]

 

 

Observando os valores absolutos, vemos que na última década o PIB brasileiro vem caindo, e essa queda foi forte em 2020, o que levou o PIB a níveis de treze anos atrás. Os valores são expressos em dólares, e não há menção a correções por inflação. A comparação entre países, dessa forma, deve ser feita sempre em um mesmo ano.

 

[Produto Interno Bruto do Brasil, anual, em dólares estadunidenses. Infográfico: Banco Mundial]

 

Vendo os dados per capita, observamos que em 2020 esse valor foi de quase seis mil e oitocentos dólares por pessoa (em nosso infográfico abaixo, lembre-se que em inglês é usada vírgula como separador de milhar). É um valor médio, ou seja, não representa os ganhos de todas as pessoas, que não são uniformes, mas dá uma ideia de riqueza considerando que mais pessoas podem produzir mais, dando um comparativo entre lugares que considera esse aspecto.

 

[Produto Interno Bruto do Brasil, anual, em dólares estadunidenses, per capita. Infográfico: Banco Mundial]

 

CONHEÇA TAMBÉM O IDH

 

Como todo indicador, o PIB representa um aspecto (o econômico) de vários que descrevem um país. Outro indicador bem importante é o IDH, que você entende mais na sugestão de post com link na barra azul 👇🏻:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como é calculado o IDH - Índice de desenvolvimento humano?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários