Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (38)

 Língua Portuguesa

 

Algum talarico já conviveu com você?

 

 

Cartaz da campanha de James Talarico nos EUA

[Vote no Talarico! Imagem: Estado de Minas / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE DESCOBRIR TAMBÉM

» GELO-BAIANO

 

» PRO-BONO

 

» FAMÉLICO

 

TALARICO

 

Você sabe aquela pessoa que se aproxima de outra só para ficar com o namorado(a) dela? Sabe aquele verdadeiro fura-olho? Pois bem, essa pessoa também pode ser chamada de Talarico(a). A origem do termo não se sabe ao certo, e até existe um colunista de um portal de internet que brinca com isso pois, curiosamente, esse é seu sobrenome.

 

CUCARACHA

 

Pois bem, essa palavra não é bem em português, mas assume um eventual significado de pessoa que teve origem latina e fala espanhol. Só atenção: querer falar isso lá fora não vai pegar muito bem, afinal cucaracha, em espanhol, quer dizer barata!

 

RESENHA

 

A resenha, no seu significado mais formal, representa um formato de escrita, como conto ou romance. Depois, nos últimos anos, também virou gíria, sinônimo de zuar, ser uma piada, ou ainda contar história para algum encontro ou em festa/balada.

 

IDÍLIO

 

Um idílio é um amor puro, terno, delicado... Assim como a resenha, também pode chamar um formato literário, que seria de tamanho pequeno (como uma poesia curta) na Grécia Antiga.

 

EDEMA

 

Um edema é um sinal de problema de saúde, podendo aparecer em uma parte do corpo, ou em várias. Quando o edema acontece, há um acúmulo de líquido em um local, causando inchaço, podendo ser fruto do excesso de consumo de alimentos com sódio, ou vazamentos pelo enfraquecimento da parede dos vasos sanguíneos, segundo o portal da Rede D’Or.

 

COLETIVA

 

Algo coletivo seria o que é feito em conjunto, por mais de uma mão. A “Coletiva” virou um nome famoso no mundo político, onde um candidato vale por cinco ou mais, que decidem como se fossem um. Também existem as entrevistas com vários jornalistas, chamadas de coletivas. Agora pense na coletiva de políticos dando entrevista: é a coletiva da coletiva!

 

MACHO ALFA

 

Isso parece que cada vez mais vai cair em desuso, afinal a sociedade está se transformando. Alfa (α) é a primeira letra do alfabeto grego, e chamar algum macho de alfa seria dizer que é líder, que está à frente das coisas.

 

ALAÚDE

 

E quando alguém fala de alaúde, você saberia dizer o que é? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você fica sabendo:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Alaúde

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários