Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (31)

Vocabulário


O que vem à sua cabeça quando fala em Quitanda? As palavras podem ter significados diferentes de acordo com a região do país e com a evolução da língua. Acompanhe este post da seção de palavras curiosas e enriqueça seu vocabulário!


https://www.oblogdomestre.com.br/2020/05/Tuiuiu.Quitandas.Rico.PalavrasCuriosas31.html
[Capa do Livro de Quitandas de Minas em sua segunda edição. Imagem: Amazon/Reprodução]


» RISCOS

Quitandas e misturas

Quitanda é um termo com origem africana, consistindo em uma mesa onde se dispõe alimentos para venda. Com isso, várias lojinhas de pequeno porte que se instalam ao longo das rodovias passaram a serem conhecidas como quitandas. Em Minas Gerais, conforme já contou o programa Globo Rural, quitandas são todas as comidas que se serve com o café. Em alguns outros estados do país, como na região sul, costuma-se chamar de “mistura” ou “café-com-mistura”. Fato nacional é que quitandas ou misturas dão uma baita água-na-boca!

Pandemia

Em meio à pandemia do novo coronavírus (2019-nCoV ou SARS-2 CoV), o próprio termo “pandemia” está sendo muito usado, mas não é por acaso, ou apenas força de expressão, dada a gravidade do cenário. As palavras são construídas por radicais, prefixos e sufixos. O prefixo “pan” significa totalidade ou mundo – o que justifica seu uso em jogos pan-americanos (envolvendo todos os países) ou no continente original pangeia.

Tuiuiu

O Tuiuiu é uma ave com rosto e bico pretos, pescoço vermelho e corpo branco, símbolo do Pantanal brasileiro. É uma ave grande, a maior de sua região, sendo conhecida também como jaburu, tuiupara, cauauá, tuiu-quarteleiro ou, no mundo científico, como Jabiru mycteria. Considerando a palavra “tuiuiú”, assim como “piauiense”, são as palavras com o maior número de vogais reunidas em nossa língua.

Pangolim

Pangolim é o nome em português para uma espécie animal que gerou dúvidas e polêmicas por estudos de sua relação com a pandemia de coronavírus. O pangolim seria um “hospedeiro intermediário” do vírus, pegando de morcegos e infectando pessoas que tinham contato com a carne ilegal, já que o animal é protegido pelas Leis chinesas. É um animalzinho muito bonito, mas que sofre com o tráfico, pois são mais de cem mil animais vendidos ilegalmente por ano.

Pancetta

É bem comum que coisas já conhecidas sejam gourmetizadas com novas palavras, mas não é esse o caso. A pancetta (mesmo nome em italiano, sem versão nova aportuguesada) vem da barriga de porco, assim como o bacon, com a diferença de que é curada com pimenta, mas não é defumada.

Pro-Bono

Pro-Bono é uma expressão em latim, usada da mesma forma na língua Portuguesa, mesmo que haja a tradução “para o bem”. Geralmente, pro-bono identifica todas aquelas ações de profissionais que oferecem seus serviços e atuam de forma gratuita, ou fazem alguma ação que cede parte de sua capacidade produtiva para ações para o bem da comunidade. No mês anterior, campanhas pro-bono do Ministério da Saúde foram veiculadas aqui no Blog do Mestre, por exemplo. Outras situações para ilustrar são um engenheiro que faz projetos para casas de pessoas de baixa renda ou um advogado que possui escritório e faz algumas ações na forma pro-bono.

Quarentena

Diz-se que quarentena é o período que se espera, em casa e mínimo contato com outras pessoas, a fim de reduzir a taxa de contaminação de pessoas por um dado agente, como um vírus. Não necessariamente uma quarentena dura quarenta dias, e nem um azulejo necessariamente é azul, não é mesmo?!

Alado

Alado é um adjetivo que pode ter um sentido real ou figurado, muito parecidos. Em seu sentido literal, “alado” é algo que tem asas, pode voar (um inseto alado, por exemplo). Costuma-se dizer que algo que se move muito rápido voa, e esse raciocínio pode ser estendido a alado, também sendo adjetivo para coisas velozes, ou seja, pode existir um cavalo alado.

Rico

Há quem brinque com a máxima de ser rico e ainda ter um na gaiola. Rico pode ser aquela pessoa que tem muito dinheiro, que não tenha problemas relacionados à falta de recursos financeiros para sua subsistência e algumas boas besteiras. Rico também pode ser um nome comum para papagaios, por lembrar uma onomatopeia deles, tão comum quanto os cachorros Rex ou Tobby...

Chuvica e clube-da-secura

Maria Júlia Coutinho ficou famosa após sua entrada como moça do tempo nos telejornais da TV Globo, futuramente assumindo como âncora do Jornal Hoje. Naquela época, ela saiu do Hora Um para o Jornal Nacional, a fim de trazer informalidade no tema mais brando dos telejornais. Não foram apenas conversas curiosas, mas termos como chuvica (chuva pouco expressiva) ou o clube-da-secura (cidades sem chuva naquele período) que chamaram a atenção de todos.


👉 E ainda mais para você: Jactância


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários