Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (30)

Vocabulário


Você não encontrou outro adjetivo para tratar uma pessoa que é vaidosa demais? Ou para descrever uma trovoada? Acompanhe este post da seção de palavras curiosas e enriqueça seu vocabulário!


https://www.oblogdomestre.com.br/2020/01/Corte.Africo.TonanteEOutrasPalavrasCuriosas.html
[Imagem: klimkim/Pixabay]



Besta

No seu significado mais curioso, nomeia um tipo arcaico de arma portátil que servia para atirar pedras e dardos. Com esse nome ainda temos: (1) um animal, (2) um modelo antigo de van da Kia Motors, antecessora do Bongo, (3) sinônimo do coisa-ruim e (4), para os que gostam de Ben 10, um animal alienígena que aparece no desenho.

Áfrico

É um nome que não engana, diferente daqueles falsos cognatos quando a gente conhece outras línguas. Áfrico é um vento que ocorre na direção sudoeste, partindo da África para a Itália.

Tonante

Tonante é aquilo que troveja, isto é, a parte sonora do raio. Como a velocidade do som e da luz são diferentes, a parte tonante surge depois do relâmpago.

Filaúcia

É o diagnóstico para o grande mal de algumas pessoas que se tornaram estrelas (ou digital influencers) no Instagram... Esse é um dos substantivos para vaidade excessiva, que também aparece no excesso de roupas caras, no valorizar mais o aparecer ou o ter do que o ser, dentre outras formas.

Ensífero

Ensífero é o nome que se dá para o que porta uma espada – ou seja – certamente é um substantivo em desuso, mas bem curioso.

Empachamento

Empachamento é uma sensação de estômago cheio, que certamente ocorreu com todos nós após as ceias de final de ano. Este mesmo termo já apareceu em outros usos, como quando se fala em ocupação de solo ou gabaritos verticais, variáveis importantes para engenheiros civis, arquitetos e/ou técnicos em edificações que façam projetos arquitetônicos.

Nem-nem

Diz-se que todas as pessoas precisam ter um objetivo na vida. Em geral, estes objetivos são até mesmo padrões, como casa, carro, relacionamento, estudo ou emprego mas, enfim, é preciso tê-los. O jovem nem-nem é desprovido deste item básico da estrutura humana, tanto que ele nem estuda e nem trabalha (sendo que estudar é uma espécie de trabalho também, quando bem feito).

Carpim

No Sul do País, carpim era um dos nomes dados às meias feitas em casa, há uns bons anos atrás. Se você perguntar a algumas pessoas, hoje, o que significa este nome, provavelmente só os pais e avós saberão responder. Dizem alguns que carpim é um ótimo lugar para esconder o dinheiro 😅.

Xaxado

Indo para o Nordeste, o xaxado é um ritmo musical com “batidas” de armas. O nome e a origem são controversos, havendo quem afirme ter sido uma releitura portuguesa, a reprodução do ato de tirar os feijões das vagens na lavoura pelo homem do campo ou a comemoração de sucesso dos cangaceiros após suas ações.

Corte

É uma daquelas palavras que assume significados diferentes, de acordo com a entonação dada ao “o” inicial (palavras homônimas distintas por contexto). Um corte pode ser um pedaço de algo, como um tecido ou uma carne. Já quando colocamos um “o” com fonema mais fechado, pode ser a corte, que é a realeza, o local ou ainda o conjunto de pessoas que acompanham esta realeza, ou o ato de “cortejar”, “fazer a corte” ou ainda melhor, buscar a conquista de alguém.



👉 E ainda mais para você: Encher-linguiça


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários