Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (28)


Vocabulário


IR AOS PÉS: segundo alguns profissionais da área da saúde, essa expressão é usada para falar sem termos que aparentem desrespeitosos e perguntar se um paciente fez cocô naquele dia.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/04/Esteto.Famelico.IrAosPes.Vocabulario.html
[Imagem: Parentingupstream/Pixabay]



DORORIDADE: se sororidade é a união e empatia de mulheres com base no feminismo, a variante dororidade serve para essa empatia em casos de racismo entre mulheres negras.

ESTETO: é um diminutivo utilizado por alguns membros da área da saúde humana ou animal para falar de estetoscópio, que é um instrumento que amplifica alguns sons corporais.

FAMÉLICO: é um tipo de furto que se justifica com uma necessidade urgente, como comer. Ele seria, portanto, o crime do ladrão-de-galinhas que se fala na sabedoria popular.

PINGADEIRA: ranhura presente em projeções da construção (sobre platibandas, soleiras, peitoris, marquises), em sua face inferior, a fim de reduzir a retenção de água e permitir seu escoamento e queda. Pode ser ainda uma sucessão de pingos (o que explica o nome da ranhura, pois é onde a água pinga) ou negócio onde se ganha aos poucos.

LITERATURA: é um ramo da arte onde palavras se formam estórias, versos viram poesias e o mundo se recria. Nem toda coisa escrita é Literatura!

BIBLIOGRAFIA: é um conjunto ordenado de produções de cunho científico ou não (periódicos, livros, revistas, anais de congressos, e-books, dentre outros) que embasaram um terceiro texto. Em trabalhos acadêmicos, faz-se uma revisão bibliográfica para fundamentar um trabalho.

CHUCHAR: se trata de um verbo quase tão versátil como “coisar”. Ele pode ser usado como “fazer o ato sexual”, empurrar algo, mamar o leite, botar algo ou alguém em uma prensa... ou até é esquecido pelo Alexandre Pires na música.

JOÃO-BOLÃO: é um sinônimo dado, em alguns locais do país, para o fruto Physalis.

ANTICONSTITUCIONALISSIMAMENTE: é algo baita fora da Lei, ou pior, da carta magna do país. Tamanho feito leva a ser o maior advérbio da nossa Língua


👉 E ainda mais para você: Jacaré



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários