Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (23)

Língua Portuguesa


EMPELICADO: trata-se, na linguagem médica, de um bebê que nasce e vem ao mundo envolto pela bolsa amniótica. Em geral, ela se rompe durante o trabalho de parto, mas nem sempre acontece. O bebê 👶 nascer assim não representa perigo, podendo ser até desejável em alguns casos. 
http://www.oblogdomestre.com.br/2017/10/EmpelicadoEOutrasPalavras.Vocabulario.html
[Imagem: PropMark]



FULECAR: é o verbo que indica o ato de perder todo o dinheiro em jogos de azar. Apesar de o mascote da Copa do Mundo de 2014, segundo os organizadores, ter seu nome “Fuleco” como a mistura de futebol e ecologia, muitos internautas acreditam que o nome caiu muito bem por outro motivo 😭

LACRAIA: ou centopeia é um inseto carnívoro, que gosta de comer minhocas, grilos, baratas e outros. É terrestre, de vida solitária, sendo dotada de corpo comprido com muitas patas, dois pares de: antenas, mandíbulas e maxilas. No vocabulário popular, pensando no formato da lacraia, é aquela pessoa magra e alta que se põe a dançar, lembrando a bichana a se mexer. 

PENITÊNCIA: é algo que se faz, além do arrependimento sincero, como forma de se redimir dos pecados. Durante o sacramento da confissão, o padre indica o que mais o fiel deve fazer para buscar a noite de sono tranquilo. O mais interessante é que, em alguns casos, a penitência não está relacionada ao pecado, mas à vontade de evoluir como pessoa, porém diante de algum sacrifício também. Na linguagem popular, pode ser algo penoso ou que você não queira fazer. 

CABAÇO: ou cabaça é o fruto da cabaceira (Crescentia cujete), A casca serve como recipiente doméstico ou até mesmo instrumento musical. Já a polpa e as folhas da cabaceira possuem aplicações medicinais. Na forma de expressão popular, quando se diz que se perdeu o cabaço, pode ser sua primeira vez em algo, mais comumente relações sexuais.

BRÔ: assim como outras palavras em inglês, foi assimilado de forma resumida ao português, como diminutivo de brother, ou irmão. Essa gíria não é usada somente dentro dos laços de sangue, mas dos de coração, em meio a amigos.

EPÍSTOLA: foi uma carta, escrita por um apóstolo e dirigida à comunidade cristã, mais tarde dando origem a um dos livros do novo testamento. Na literatura, consiste em um texto poético escrito como se fosse uma carta. E, de uma forma mais geral, é uma correspondência sem um destinatário específico, não buscando retornos quaisquer.

👉 E ainda mais para você: Apedeuta [...]



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários