Algumas palavrinhas e expressões da língua portuguesa. (VII)


Ponto cego – Nome dado para regiões em que não há percepção de imagem, tanto dentro do olho humano quanto fora dele. Nosso cérebro corrige as imagens captadas, fazendo com que não percebamos a existência desta região.
Antirreflexo – Tipo especial de lente escurecida que promove maior conforto visual para pessoas que precisam ficar em exposição a luz por tempo prolongado.
Inelástica – Tipo de colisão em que a energia cinética de cada corpo não é preservada.
Avariado – Objeto que passou por algum problema e que ficou estragado, sendo este adjetivo usado como sinônimo.
Estornar – Quando se adquire algo ou se efetua uma venda, há um registro eletrônico correspondente. Quando se deseja reverter o processo com a devolução de valores, é necessário estorná-lo, ou seja, realizar outro lançamento eletrônico com os mesmos dados, porém com a operação inversa. Nem sempre é possível estornar uma compra ou pagamento. Em alguns casos, o consumidor só pode apelar a esta opção no mesmo dia útil do pagamento.
Encosto – Designa sinônimo de estrutura de apoio presente em móveis como sofás e cadeiras. Ao mesmo tempo, pode indicar uma pessoa que vive à custa dos outros.
Paralímpicos – Conjunto de jogos esportivos em que os competidores das mais diferentes modalidades esportivas possuem algum tipo de deficiência, o que não impede que, com muita força de vontade presente em todos, faz com que sejam tão emocionantes  e competitivos quanto os jogos olímpicos.
Aposto – Trecho, geralmente entre vírgulas, que inclui alguma explicação referente ao sujeito da Oração. Às vezes, pode ocorrer a Oração Subordinada Sindética Substantiva Apositiva, que possui a mesma função de um aposto.
Taoísmo – Doutrina chinesa baseada na obra Tao Te Ching, que possui como princípio a ordem. Por meio de exercícios físicos e respiratórios, além de meditação, o seguidor encontra o Tao (Caminho). Esta doutrina mistura traços budistas, alquimistas e a boa e velha teoria dos elementos (fogo, terra, metal, água e madeira). Assim como algumas doutrinas clássicas dos tempos dos grandes filósofos gregos, se acredita que a plenitude espiritual não se alcança por meio de algumas atividades, sendo necessário o descanso para que se encontre o Caminho. Há seguidores no Brasil.
Evocar – Chamar algo ‘Sobrenatural’ à tona, ou simplesmente trazer determinado fato que se deseja estar a mente no momento. Também designa o pedido de transferência de um tribunal a outro.
Trumbicar-se – (2) Outro grande usuário deste verbo foi o apresentador Chacrinha, que completaria 95 anos. ('Quem não se comunica se trumbica')
Obelisco – Monumento em forma de tronco de pirâmide (pode ser quadrangular ou triangular regular, octogonal, entre outras). Algumas vezes, possui outro sólido geométrico, uma pirâmide regular sobreposta ao tronco de pirâmide tradicional. Texturas e esculturas podem aparecer sobre as paredes de um obelisco, de acordo com o contexto do local do monumento. □

Veja também: (Literatura) As Marcas Indeléveis do Bullying

Postar um comentário

0 Comentários