Língua Portuguesa

 

Você já ouviu falar em gelo-baiano?

 

 

Via bem segmentada por muitos gelos-baianos
[Vários gelos-baianos em via de PE. Imagem: Globoplay / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Ir aos pés

 

» Praliné

 

» Epístola

 

APÓCOPE

 

Esse é o nome em português para um fenômeno que acontece em outras línguas. Para facilitar a leitura e a fala, deixando-a mais fluente, algumas palavras acabam perdendo partes de seu final. Isso é bem comum no Espanhol, onde bueno pode virar buen, malo pode virar mal, alguno pode virar algún, diante de certos substantivos, em certo gênero ou número.

 

TELEOLOGIA

 

Diante de algo novo, você já ouviu aquela pergunta clássica: “para que serve?”. Essa é a ideia da Teleologia, que é o estudo das finalidades das coisas, seres vivos, instrumentos, dentre outros.

 

CANCOROSA

 

Não, não esquecemos ou trocamos alguma palavra. Cancorosa é uma planta (eventualmente conhecida como espinheira-santa) com uso muito extenso para problemas estomacais. Existem outros usos para o tratamento de feridas externas no corpo.

 

GELO-BAIANO

 

Existem alguns nomes que são extraoficiais, mas que são muito simples de memorizar. Um deles é o gelo-baiano, que é uma peça em concreto, semelhante às de meio-fio, usada para delimitar o tráfego em estacionamentos, impedir conversões à esquerda em algumas vias, ou ainda indicar onde o pneu de um carro ou ônibus devem encostar para não baterem. É muito importante entender hoje como expressão e usar hífen, inclusive, pois não é um conceito literal, nem deve ser associado à sua origem, que fica entre a metáfora e o preconceito.

 

FLEXITARIANISMO

 

Existem diferentes vertentes de como se alimentar e o que priorizar ou não nessa alimentação. O flexitarianismo é algo que está entre o onivorismo convencional e o vegetarianismo, onde não se come carnes ou produtos de origem vegetal de forma extensiva. Clique aqui para saber mais.

 

PROFICIENTE

 

Uma pessoa proficiente é aquela que possui um aproveitamento bom, ou suficiente em determinada área. Para cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), por exemplo, exige-se proficiência em leitura em línguas estrangeiras. Provas são uma forma de comprovar proficiência, mas não a única.

 

ACLIMATAR

 

É uma necessidade que teremos nos próximos anos, com as mudanças climáticas. Aclimatar significa adaptar-se a um novo clima.

 

EMBOTAMENTO

 

Essa é uma daquelas palavras que não são em outro idioma, mas são falsas amigas. Nada a ver com botas, nem gato-de-botas.

 

Embotamento é uma dificuldade ou enfraquecimento em certas atividades ou funções das pessoas. Há vários nomes que vêm junto de “embotamento” para indicar no que seria a fraqueza. Um exemplo é o embotamento afetivo, onde uma pessoa tem dificuldade de expressar sentimento e emoções.

 

MAIS PALAVRAS, COM INSPIRAÇÃO NA NATUREZA

 

Existem nomes de peças, ferramentas, talheres e outros itens que vieram de inspirações na natureza. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você descobre alguns exemplos de palavras assim:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (35) – especial inspiração na natureza.

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!