Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (35) – especial inspiração na natureza.

 Curiosidades

 

Os nomes que utilizamos no cotidiano podem ser inspirados em outras coisas que já existem. Na natureza, em animais e plantas, vemos formas e cores que chamam a atenção, e o nome dessas coisas acabam se repetindo, tamanha a inspiração. Vamos começar por um exemplo que vem das mecânicas ou das carpintarias: o mandril.

 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Por dentro do latim

 

» Abdução e adução: cada um entende diferente

 

» Risco de morte ou risco de vida?

 

MANDRIL MACACO E MANDRIL FERRAMENTA

 

O macaco mandril é um animal com cores marcantes, algumas partes do corpo com pelos e outras sem. O nariz desse macaco possui um relevo bem destacado, com listas paralelas e relevo em sulcos. Segundo a Britannica, os macacos mandris vivem em grupos com um macho e vinte fêmeas, e possuem dieta variada, incluindo raízes, frutas, insetos e pequenos animais.

 

No cinema, o mandril Rafiki deu as caras em “O Rei Leão”. Dê uma olhadinha e confira como é esse curioso animal:

 

Macaco mandril real vivendo em seu hábitat
[Foto de um macaco mandril. Imagem: Christel SAGNIEZ / Pixabay]

 

Agora preste atenção novamente ao nariz do mandril: inconfundível, não? Parecido com ele é o mandril das ferramentas, que é uma peça presente na ponta de furadeiras, parafusadeiras e outras, que permite o ajuste de aperto em brocas por meio de uma chave própria ou pelo giro manual.

 

Já esse é um mandril de furadeira
[Mandril em ferramentas. Imagem: Sanapel / Reprodução]

 

OUTROS NOMES CURIOSOS INSPIRADOS EM ELEMENTOS DA NATUREZA

 

PÉ-DE-CABRA

 

Assim como o casco do animal, a ferramenta possui uma fenda que serve para remover pregos. Essa mesma fenda pode ser encontrada nos martelos de carpinteiro.

 

PÉ-DE-PATO

 

Nossos queridos patos e patas adoram viver sobre a água em passeios. Para brincadeiras na água e até para nadar, os pés-de-pato são calçados especiais para esses momentos, “transformando” pessoas em nadadores como patos.

 

CONCHA

 

As conchas estão em ambientes aquáticos e possuem um formato côncavo em suas duas metades. Na cozinha, usamos conchas de diferentes tamanhos para molhos e legumes (feijão, lentilha, etc.).

 

BORBOLETA

 

As borboletas possuem duas asas e um corpo esbelto entre elas. Esse formato inspirou o nome de um modelo de gravata masculina, usada em momentos mais festivos e um pouco menos formais daqueles que exigem a gravata tradicional.

 

TREVO

 

Um trevo, daqueles cuja superstição diz que dão sorte, possui quatro folhas. Existe um tipo de interseção rodoviária que, se visto do alto, possui o mesmo formato.

 

MACACO

 

Ainda falando em macaco, mas não em mandril especificamente, existe uma ferramenta, usada para elevar veículos ou objetos muito grandes, chamada de macaco. Uma possível associação ao animal, já que o formato da ferramenta não lembra muito, pode ser porque ele se alonga bastante nas suas atividades diárias, como acontece com o macaco hidráulico em ação.

 

CAVALO

 

Um cavalo doméstico faz parte da vida do homem, levando-o por aí, ou carregando coisas em seu lombo. Na fruticultura, a parte que suporta um ramo para enxerto recebe o mesmo nome, pois irá ser a conexão com a terra, a força que mantém o restante da planta, assim como o cavalo que sustenta seu cavaleiro nas alturas.

 

BICO

 

O bico das aves possui, em vários casos, um formato cônico, com base larga e ponta fina. O objeto com esse mesmo formato e que é usado na confeitaria para fazer a decoração de bolos e de doces, também recebe o nome de bico, dado seu formato.

 

O BICO E MAIS DA COZINHA

 

O mundo da gastronomia possui seus jargões próprios, e para aprender e arriscar na cozinha, é bom conhecer alguns deles, como “bico” e outros tantos termos. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode conferir nosso especial sobre o vocabulário da cozinha e saber mais:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Vocabulário: especial termos da cozinha

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários