Por dentro do Latim


Vocabulário


Com certeza você já deve ter visto algo a respeito de determinada língua que classificam como morta. Quando não, provavelmente já deve ter lido em algum livro de ciências, palavras e vocábulos da mesma. Se você ainda não se recordou de qual língua estamos falando, eu revelo agora para você: esta língua misteriosa é o Latim, língua que deu origem a outros idiomas muito utilizados atualmente. 

Quer saber mais um pouquinho sobre o Latim? Não deixe de conferir este post!

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/01/Latim.Linguas.CuriosidadesEUsoAtual.html
[Imagem: FabyGreen/pixabay]



ORIGEM DO LATIM


O Latim originou-se na península itálica, mais especificadamente na região do Lácio (Latium em latim), próxima a cidade da Roma Antiga. Neste local, muitos povos de diferentes lugares, culturas e línguas, chagavam e por ali vivam em Lácio.

Assim, o Latim que é uma língua indo-europeia, começou a receber grandes influências de dialetos celtas e principalmente da etrusca (língua não-indo-europeia). No entanto, apesar de receber algumas influências, o Latim passou a ser difundido por toda a Europa Ocidental, além de se tornar uma língua de grande relevância, uma vez que era tido como a língua oficial do antigo Império Romano.

QUEM FALAVA LATIM?


Como mencionado anteriormente, o latim foi difundido por toda Europa Ocidental por meio do do Império Romano, deste modo, as regiões e países por onde o Império dominava, também passaram a falar latim. Devido à conversão do Império Romano ao cristianismo, o latim se tornou a língua oficial da Igreja Católica, de maneira a mesma fez com que acadêmicos e filósofos europeus também a adotassem. 

Atualmente o latim é dado como uma língua extinta, em decorrência do fato de que não é mais a língua mãe de nenhum país. Assim, poucas pessoas conhecem e falam em Latim nos dias de hoje, na maioria dos casos são linguistas, estudiosos e cientistas. O fato de ser língua morta impede de existirem mudanças que normalmente ocorrem em línguas “vivas”, o que a levou a ser escolhida para os nomes científicos de espécies vivas.
 
Há também um caso específico, em que o latim é a língua oficial de um país, sendo este o Vaticano. Como lá é a sede da Igreja Católica, ainda se falam em latim algumas missas e cerimônias especificas, muito embora o latim que falam não seja como o de antigamente. Uma delas é o anúncio do novo papa:

Annuntio vobis gaudium magnum: habemus papam!
[Anuncio-vos com grande alegria: temos um novo papa!]

LÍNGUAS A PARTIR DO LATIM


Constata-se que o latim deu origem a pelo menos oito línguas, sendo estas:

  • Italiano.
  • Francês.
  • Espanhol.
  • Catalão.
  • Galego.
  • Português.
  • Provençal.
  • Romeno.

PALAVRAS LATINAS NA LÍNGUA PORTUGUESA


Como extinguiu-se o latim, pouco se vê a respeito dessa língua, em sua maior parte são termos científicos utilizados em estudos. No entanto, ainda é possível encontrar algumas palavras e expressões que são utilizadas atualmente na língua portuguesa – embora grande parte esteja presente na área jurídica.

Temos como alguns exemplos – com curtas explicações – as seguintes expressões:

- A priori: Raciocínio feito antes de realizar a experiência. Princípio anterior a algo. 

- A posteriori: Pensamento elaborado após alguma experiência. Raciocínio após o efeito de uma determinada causa. 

- Curriculum Vitae: Documento que reúne informações pessoais e qualificações profissionais de um determinado indivíduo em busca de um emprego. Currículo.  

- Habeas Corpus: Medida judicial a fim de proteger o direito de ir e vir do indivíduo. 

- Homo sapiens: Nome da espécie humana na nomenclatura de Lineu. 

- Per capita: Por cabeça.

- Vide: Usado para referenciar uma palavra ou trecho para que o leitor procure. Vê, veja, veja-se.


👉 E ainda mais para você: A amoxicilina e a haplologia



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
POST FEITO COM O APOIO DA LADY LOVE (https://www.raiznativa.com.br/)

Postar um comentário

0 Comentários